e-ECE 2020 e a Parceria com a SBEM

relogio 03/09/2020 - 10:34

De 5 a 9 de setembro, especialistas podem acompanhar online as palestras e seminários do e-ECE 2020 - 22nd European Congress of Endocrinology que, a exemplo de outros eventos, será totalmente virtual este ano. Uma ótima oportunidade para os endocrinologistas participarem de um dos principais Congressos de Endocrinologia e Metabologia do mundo sem sair de casa.

O evento é promovido pela European Society of Endocrinology (ESE), presidido pelo Dr. Andrea Giustina, e tem como novidade o apoio da SBEM ao e-ECE e a realização de um simpósio conjunto SBEM-ESE dentro da programação.

O “Joint ESE & Brazilian Society of Endocrinology and Metabolism (SBEM) Symposium” está marcado para o dia 9 de setembro e vai contar com os temas: “Emerging aspects of endocrine diseases and Covid-19” com a aula sobre “Pituitary diseases”, apresentada pela Dra. Mônica Gadelha (RJ), e a aula sobre “Vitamin D”, apresentada pelo Dr. Bruno Ferraz de Souza (SP).

O simpósio será coordenado pela Dra. Riccarda Granata da ESE e pelo Dr Cesar Luis Boguszewski (PR), Vice-Presidente da SBEM que organizou a realização desta atividade científica conjunta com o Dr. Andrea Giustina. Reciprocamente, a ESE participará com um simpósio no e-CBEM que será realizado no final do ano.

A Dra. Mônica Gadelha conta que ficou muito feliz ao receber o convite para participar do congresso. “Será uma honra apresentar o tema, com foco na Covid-19 e nas doenças hipofisárias, abordando aspectos da cirurgia hipofisária, quando e como ela deve ser realizada nesse período de pandemia”, adianta.

Para o Dr. Bruno, é muito especial poder representar a SBEM e a pluralidade da pesquisa nacional na endocrinologia, na sessão conjunta com a Sociedade Européia. “Falar sobre as possíveis ações extra-esqueléticas da vitamina D é sempre desafiador, já que é uma área do conhecimento borbulhante, com grande interesse de pesquisa, mas ainda nebulosa quanto à sua aplicabilidade clínica”, afirma.

Dr. Bruno Ferraz ressalta também a importância do simpósio durante a pandemia. “A gravidade do momento que vivemos torna necessário revisitar o tema, mantendo a cabeça aberta para possíveis oportunidades mecanísticas, mas sem abrir mão da parcimônia e do rigor científico ao traduzir este conhecimento em recomendações de condutas clínicas”.

Durante o evento online, estão previstos depoimentos de membros da diretoria da SBEM Nacional, com abordagem sobre os desafios da Endocrinologia atual e a importância do ambiente digital para a troca de informações.

Inscrições Online

Para participar do Congresso, é necessário criar uma conta. Feito isso, basta seguir os passos da inscrição.

A inscrição para o e-ECE pode ser feita neste link - aqui -  e vale para todo o evento.