Dra. Ingeborg Laun: Dedicação à Endocrinologia

Eventos Médicos

Dra. Ingeborg Laun: Dedicação à Endocrinologia

por site em 4 de maio de 2009


Por Cintia S. Castro

A endocrinologia brasileira acaba de perder uma das suas referências.

Dra. IngeborgProfessora titular da Universidade Severino Sombra (na cidade fluminense de Vassouras), a Dra. Ingeborg Christa Laun faleceu no último domingo, dia 3 de maio. Seu corpo foi cremado no dia 4 de maio, no cemitério São Francisco de Assis, no Rio, às 14h30.

Homenageada

Homenagens não faltam no currículo da especialista, graduada em 1959 pela Universidade Federal do Paraná, com mestrado e doutorado em endocrinologia pela URFJ.

Em 2006, ela recebeu da SBEM uma homenagem durante o 2º ENDO RIO – SBEM. Em 2001, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro conferiu-lhe moção de congratulações e louvor, ano em que também foi contemplada com placa de agradecimento na USS, em cujo campus encontra-se o “Bloco Professora Ingeborg Christa Laun”.

Inaugurado em 2006, o Centro de Referência de Diabetes e Hipertensão do Centro Sul Fluminense, leva o seu nome.

No Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, exerceu a função de responsável pelo setor de endocrinologia e metabologia do serviço de Clínica Médica, de 1989 a 2005, aposentando-se em seguida.

Os especialistas que trabalharam com a Dra. Ingeborg lembram-se da médica com carinho e admiração, como a Dra. Maitê Chimeno, da Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBEM, e atual responsável do curso de medicina da USS por docente de endocrinologia do curso de medicina da USS:

“A Dra. Ingeborg conseguia manter um bom relacionamento com as pessoas. Ela estava sempre estudando. Nós sempre conseguíamos aprender mais com ela. Acho isso fantástico. Era uma fonte inesgotável na medicina e, além de tudo, humana”, afirma.

Mensagem da SBEM

“É uma grande perda para a Endocrinologia, tendo em vista o trabalho que a especialista desenvolveu no Hospital dos Servidores do Estado (HSE), um dos maiores do Rio de Janeiro. Dra. Inge merece toda a nossa consideração e carinho pela sua dedicação à especialidade,em especial com respeito a gestação e diabetes. Ela foi uma referência nacional. A nossa Priscilla White brasileira”. (Dr. Ricardo Meirelles, presidente da SBEM Nacional 2009/2010).