As Dietas de Verão e os Transtornos Alimentares

relogio 14/11/2009 - 10:09

Janeiro é mês de muito calor e, consequentemente, de sol e praia. Isso faz, naturalmente, com que as mulheres fiquem mais preocupadas com o excesso de peso e acabem buscando qualquer informação sobre como eliminá-los.

Bancas de jornal, sites e blogs na internet estão recheados de notícias sobre perda de peso rápido, com dicas e receitas de "dietas da moda". Muitas dietas também são encontradas em livros vendidos por todo o país. Os endocrinologistas alertam para os perigos que as tentativas de redução de peso sem acompanhamento médico podem causar. O Dr. Amélio Godoy-Matos diz que as pessoas deveriam esquecer o termo dieta, já que a mudança na alimentação deve ser pensada para o resto da vida.

A busca pelo corpo das modelos e mulheres apresentadas nas mídias de massa (novelas, seriados, filmes e revistas) é o principal motivo pelo qual as pessoas buscam as "dietas da moda". Mas estas pessoas também podem apresentar alguns transtornos alimentares como a anorexia e a bulimia nervosa.

O Dr. Ricardo Meirelles, presidente eleito da SBEM (2009-2010), lembra que os transtornos alimentares não são doenças endocrinológicas, mas geram consequências, como diversos distúrbios hormonais que, aí sim, envolvem os endocrinologistas. Por isso, a presença de um endocrinologista é útil e necessária, junto à equipe multiprofissional, no diagnóstico e no tratamento destes transtornos.

  • Quer saber qual o seu Índice de Massa Corporal (IMC)? Calcule aqui.