Janeiro é mês de muito calor e, consequentemente, de sol e praia. Isso faz, naturalmente, com que as mulheres fiquem mais preocupadas com o excesso de peso e acabem buscando qualquer informação sobre como eliminá-los.
Bancas de jornal, sites e blogs na internet estão recheados de notícias sobre perda de peso rápido, com dicas e receitas de "dietas da moda". Muitas dietas também são encontradas em livros vendidos por todo o país. Os endocrinologistas alertam para os perigos que as tentativas de redução de peso sem acompanhamento médico podem causar. O Dr. Amélio Godoy-Matos diz que as pessoas deveriam esquecer o termo dieta, já que a mudança na alimentação deve ser pensada para o resto da vida.
A busca pelo corpo das modelos e mulheres apresentadas nas mídias de massa (novelas, seriados, filmes e revistas) é o principal motivo pelo qual as pessoas buscam as "dietas da moda". Mas estas pessoas também podem apresentar alguns transtornos alimentares como a anorexia e a bulimia nervosa.
O Dr. Ricardo Meirelles, presidente eleito da SBEM (2009-2010), lembra que os transtornos alimentares não são doenças endocrinológicas, mas geram consequências, como diversos distúrbios hormonais que, aí sim, envolvem os endocrinologistas. Por isso, a presença de um endocrinologista é útil e necessária, junto à equipe multiprofissional, no diagnóstico e no tratamento destes transtornos.
Entre as ações da Campanha da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, realizada pela SBEM, através da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, está a divulgação de mensagens e imagens sob...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Conheça os nomes dos integrantes da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, incluindo o Conselho Fiscal, da gestão 2021 – 2022, sob a presidência do Dr. César Luiz Boguszewski.