Diabetes É Tema do Dia Mundial da Saúde

Notícias

Diabetes É Tema do Dia Mundial da Saúde

por site em 5 de abril de 2016


Dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data da fundação da Organização Mundial da Saúde. Todo ano, para lembrar a data, a OMS escolhe um tema de saúde pública global para trabalhar sua conscientização. Este ano o assunto escolhido para a campanha foi diabetes.

Com o slogan “Vencer o Diabetes”, o movimento tem como temas centrais o aumento da doença ao longo dos anos, a prevenção, o tratamento e o seu controle, além de frisar a importância de alguns setores da sociedade buscarem esforços e mobilização contra essa epidemia.

O objetivo principal da campanha é conscientizar as pessoas com relação ao crescimento do diabetes, suas causas e consequências e incentivar atividades que visam à melhoria da saúde. Além disso, a Organização Mundial de Saúde apresentará o primeiro relatório mundial sobre a doença que irá “descrever o peso e as consequências do diabetes e defender a existência de sistemas de saúde mais sólidos, que assegurem uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais efetiva do diabetes”.

Diversas atividades estão sendo preparadas ao redor do mundo em prol da data. Toda a divulgação está sendo realizada através do site e das redes sociais da OMS e da Pan American Health Organization.

No site da campanha, assim como no Twitter e na Fanpage no Facebook, estão disponíveis pôsteres, vídeos com depoimentos de pacientes, cards e mensagens que podem ser compartilhadas nas redes sociais sobre o diabetes.

Frases como:

  • “Para prevenir e controlar o diabetes são necessários compromissos individuais e políticas públicas”.
  • “O Dia Mundial da Saúde de 2016 é dedicado a prevenção e controle do diabetes”.
  • “O sobrepeso e obesidade estão associados a 44% dos casos de diabetes tipo 2”.
  • “O diabetes tipo 2 pode-se prevenir e controlar tendo hábitos saudáveis”

A solicitação da OMS é que estas mensgens sejam compartilhadas nas redes sociais utilizando a hashtag #DIABETES.

Dados da Organização Mundial de Saúde

Segundo a OMS, 350 milhões de pessoas no mundo todo tem diabetes, sendo que só na América a estimativa é de 62 milhões até 2014.

De acordo com a instituição, em 2012, cerca de 1,5 milhão de pessoas veio ao óbito em decorrência de problemas causados pela doença. Além disso, o número de pessoas com diabetes tipo 2 vem aumentando em todo o mundo, chegando a 90%.

A entidade informa ainda que a previsão é de que em 2030 o diabetes será a sétima causa de morte no mundo.

Sites e Redes sociais da Campanha: