Dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data da fundação da Organização Mundial da Saúde. Todo ano, para lembrar a data, a OMS escolhe um tema de saúde pública global para trabalhar sua conscientização. Este ano o assunto escolhido para a campanha foi diabetes.
Com o slogan “Vencer o Diabetes”, o movimento tem como temas centrais o aumento da doença ao longo dos anos, a prevenção, o tratamento e o seu controle, além de frisar a importância de alguns setores da sociedade buscarem esforços e mobilização contra essa epidemia.
O objetivo principal da campanha é conscientizar as pessoas com relação ao crescimento do diabetes, suas causas e consequências e incentivar atividades que visam à melhoria da saúde. Além disso, a Organização Mundial de Saúde apresentará o primeiro relatório mundial sobre a doença que irá “descrever o peso e as consequências do diabetes e defender a existência de sistemas de saúde mais sólidos, que assegurem uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais efetiva do diabetes”.
Diversas atividades estão sendo preparadas ao redor do mundo em prol da data. Toda a divulgação está sendo realizada através do site e das redes sociais da OMS e da Pan American Health Organization.
No site da campanha, assim como no Twitter e na Fanpage no Facebook, estão disponíveis pôsteres, vídeos com depoimentos de pacientes, cards e mensagens que podem ser compartilhadas nas redes sociais sobre o diabetes.
Frases como:
A solicitação da OMS é que estas mensgens sejam compartilhadas nas redes sociais utilizando a hashtag #DIABETES.
Dados da Organização Mundial de Saúde
Segundo a OMS, 350 milhões de pessoas no mundo todo tem diabetes, sendo que só na América a estimativa é de 62 milhões até 2014.
De acordo com a instituição, em 2012, cerca de 1,5 milhão de pessoas veio ao óbito em decorrência de problemas causados pela doença. Além disso, o número de pessoas com diabetes tipo 2 vem aumentando em todo o mundo, chegando a 90%.
A entidade informa ainda que a previsão é de que em 2030 o diabetes será a sétima causa de morte no mundo.
Sites e Redes sociais da Campanha:
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
Enquanto a vacinação não se inicia, é importante a manutenção do isolamento e distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19. Vejam algumas das informações na s...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Conheça os nomes dos integrantes da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, incluindo o Conselho Fiscal, da gestão 2021 – 2022, sob a presidência do Dr. César Luiz Boguszewski.
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Os trabalhos já iniciaram para a organização do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia que acontecerá em São Paulo. A Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente do CBEM 2022, fala sobre o planejam...
Dr. João Modesto, presidente do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia 2021, fala sobre o planejamento e as expectativas para o evento em João Pessoa.
O formato mudou e se adaptou ao novo normal e de quatro dias, o evento passou a oito dias. Vejam alguns dos momentos do e-CBEM 2020, em entrevistas, premiações, vídeos e reportagens.
São diversas informações sobre problemas endocrinológicos e as principais orientações. Dicas, respostas às dúvidas de internautas e muito mais, sempre sob a consultoria dos maiores especi...