CBEM 2012: Diabetes Duplo

relogio 07/11/2012 - 10:55 Congresso Nacional

Uma das primeiras atividades do CBEM 2012 foi a palestra intitulada “Diabetes Duplo existe?”. Apresentado pelo presidente do evento, Dr. Nelson Rassi, o tema foi um dos tópicos do simpósio “Diabetes Mellitus: o que o futuro nos reserva” e chamou bastante a atenção dos congressistas.

De acordo com a apresentação, o Diabetes Duplo ocorre com a associação dos sintomas dos diabetes 1 e 2, com déficit absoluto de insulina e aumento da resistência insulínica. Através de casos clínicos, Dr. Nelson exemplificou possíveis causas do fenômeno, entre elas a obesidade.

Segundo o especialista, os endocrinologistas devem ficar atentos ao diabetes duplo, já que ele pode ocasionar o aumento do número de doenças cardiovasculares em pacientes com DM1. “Os especialistas devem considerar este tipo de diabetes quando perceberem que os pacientes necessitam de altas doses de insulina para obter o controle glicêmico Ideal, com história familiar de DM2, ganho excessivo de peso com a insulinoterapia, hipertensão arterial, LDL elevado e HDL baixo”, explicou Dr. Nelson Rassi.

cbaem 2019
Proendocrino set 2018