CBAEM 2017

Cuidados com a Saúde

Diabetes, Cirurgia e Cuidados com a Saúde

No começo do mês, reportagens mostraram um físico diferente do senador Romário, que perdeu 10 quilos em 45 dias. Em entrevista, o Dr. Márcio Mancini, membro da diretoria da SBEM Nacional e do Departamento de Obesidade da entidade, alertou para as indicações da cirurgia bariátrica/metabólica para pacientes com IMC maior ou igual a 35.

É importante deixar claro à população que o procedimento pelo qual Romário passou, que foi a cirurgia de interposição ileal, ainda está em fase experimental no Brasil e não deve ser indicada fora de um protocolo de estudo aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

O Dr. Fábio Trujilho, presidente da SBEM Nacional, alerta não só para os riscos cirúrgicos propriamente ditos, mas também para as complicações tardias como deficiências nutricionais. “Entre elas, anemias por deficiência de ferro, de vitamina B12 e/ou ácido fólico, deficiência de vitamina D e cálcio, e em alguns casos, até mesmo a desnutrição”, explica o endocrinologista.

Segundo o presidente, o tratamento do diabetes tipo 2 é feito com sucesso com a combinação de alimentação adequada, atividade física e medicamentos. “A cirurgia bariátrica∕metabólica pode ser considerada como opção de tratamento para os adultos com Diabetes Mellitus Tipo 2 e Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 35 Kg/m2.

De acordo com o Dr. Márcio Mancini, recentemente medicamentos modernos foram lançados para tratamento do diabetes tipo 2, entre eles alguns que mostraram redução de mortalidade cardiovascular. "Em 2016 um estudo (CROSSROADS) comparou o melhor tratamento clínico com medicamentos para diabetes e o tratamento cirúrgico com bypass gástrico. Ao final de um ano não houve diferença na hemoglobina glicada entre o grupo de tratamento clínico e o de tratamento cirúrgico".

Esse tipo de cirurgia, como explicaram os especialistas da SBEM, pode levar ao controle do diabetes, quando bem indicada, mas é necessário acompanhamento médico contínuo.

“A recomendação da SBEM é que o paciente converse com seu endocrinologista para avaliar a indicação do procedimento mais adequado para o seu caso”.

 

+ Notícias

25/07 I Simpósio Jovem Doutor - Módulo Endocrinologia e Nutrição

Data: 22 e 23 de novembro
Local: São José do Rio ...

17/072º Congresso Internacional de Gestão em Saúde ABRAMED

Data: 25 de agosto
Local: São Paulo, SP
Informações: www ...

14/07Webmeeting 18 de Julho

O quinto webmeeting de 2017 está confirmado para o dia 18 de ...