Diabetes 2011: Simpósio Para Residentes

relogio 19/10/2011 - 19:02 Eventos Médicos

A atividade pré-congresso do XVIII Congresso Brasileiro de DIabetes foi o Simpósio SBD para Residentes em Endocrinologia. As palestras tiveram um auditório lotado e, apesar do nome, estavam presentes tanto médicos jovens, quanto mais experientes.

Tanto a coordenação, quanto a lista de palestrantes, foram compostas por médicos bastante reconhecidos em suas áreas de atuação. A mesa foi presidida pelos Drs. Flaviene Prado, Renan Montenegro Júnior e Rodrigo Moreira.

O endocrinologista Dr. Mário Abdalla Saad abriu a sessão de palestras, falando sobre os Mecanismos Patogênicos do Diabetes. Ele explicou aspectos como fisiopatologia da hiperglicemia no diabetes tipo 2, mecanismos moleculares de ação insulínica e de resistência à insulina na obesidade.

Dra. Regina Célia Mello Santiago Moisés, endocrinologista, abordou os vários tipos de diabetes monogênico. A especialista apresentou como diagnosticá-los por meio de exames genéticos, ainda caros e pouco acessíveis no Brasil, mas que podem determinar um tratamento mais eficaz.

Depois, Dr. Freddy Eliaschewitz esclareceu a fisiopatologia das complicações crônicas, explicando a importância da memória metabólica em pacientes que têm diabetes há muito tempo. Além disso, falou sobre o estresse oxidativo e a importância de evitar alimentos com AGE, além de fazer o clearance.

Dra. Adriana Costa e Forti palestrou sobre como tomar decisões em relação à terapêutica do paciente com DM tipo 2, por causa das diversas opções em drogas e associações medicamentosas existentes no mercado.

Para encerrar, o Dr. Augusto César Costa, psiquiatra, orientou os jovens médicos sobre a psicologia da atividade médica e sobre o que é esperado pelo paciente com diabetes quando procura tratamento.

cbaem 2019