Diabetes 2011: Cuidando do Pé Diabético

Eventos Médicos

Diabetes 2011: Cuidando do Pé Diabético

por site em 21 de outubro de 2011


O 15º Workshop Nacional em Neuropatia e Pé Diabético, coordenado pelos Drs. Sérgio Lerias de Almeida e Victor Gervásio, reuniu vários especialistas para abordar vários assuntos relacionados a essa complicação.

Dr. Rayaz Malik (Reino Unido) mostrou que a intervenção precoce pode trazer excelentes resultados para o tratamento e evitar amputações. O especialista apresentou diversos tipos de medicação e equipamentos que podem ser usados para restaurar as lesões dos membros inferiores.

A médica brasileira Dra. Karla Rezende apresentou um estudo que avaliou as estimativas de custo do pé diabético no Brasil. A endocrinologista apresentou dados que exigem atenção: um paciente internado apenas por pé diabético custa cerca de R$4,5mil. No entanto, o SUS cobre, em média, R$650.

Dr. Andrew Boulton, presidente da EASD (European Association for the Study of Diabetes) apresentou algumas novidades em medicação, insumos e tratamentos para o pé diabético. Um dos destaques foi o uso da câmara hiperbárica, que auxiliaria na cicatrização das úlceras.

O endocrinologista argentino Dr. José Daniel Braver apresentou vários dados sobre o pé diabético na América Latina e que estratégias e abordagens podem ser eficientes para evitar complicações.

Os especialistas foram unânimes em afirmar que todo médico deve pedir que o paciente com diabetes remova seus sapatos, para que tenha os pés examinados.