A SBEM Nacional, Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia e a Comissão de Campanhas*, em conjunto com todas as Regionais, iniciaram a campanha pelo Dia Nacional do Homem – 15 de julho. O tema adotado para este ano é “Bomba Tô Fora!”. Um assunto que vem sendo enfatizado pela Sociedade em função de muitas complicações ocasionadas por uso inadequado de hormônios.
Em 2019 a questão ganha força a partir da campanha digital pelo Dia Nacional do Homem, com divulgação em massa dos vários canais da SBEM, das Regionais e Comissões. Nas postagens em redes sociais, que já estão viralizando no Instagram e Facebook, serão publicados alertas sobre os problemas causados, além de vídeos com esclarecimentos sobre o assunto.
Durante a semana, novos esclarecimentos sobre o tema serão publicados no site da SBEM.
Testosterona: Só para quem Tem Deficiência Confirmada
A testosterona é o hormônio sexual mais importante produzido pelo homem. Existem, sim, situações legítimas, diagnosticadas por um médico, em que se deve usar a testosterona. Nos casos em que há deficiência desse hormônio, o uso traz inúmeros benefícios ao homem, melhorando a qualidade de vida e a saúde.
Por outro lado, a SBEM enfatiza que, infelizmente, a testosterona é usada por homens saudáveis, sem qualquer indicação médica, com o objetivo de ganho de massa muscular, melhora do desempenho sexual e efeito antienvelhecimento.
A testosterona não está aprovada para uso nessas situações e seus riscos são maiores que seus benefícios, incluindo infertilidade, problemas cardíacos, hepáticos e prostáticos.
Portanto, o uso da testosterona deve ser feito nos casos em que há deficiência confirmada e sempre sob supervisão médica. O tratamento deve ser monitorizado periodicamente e cada consulta deve reconsiderar riscos e benefícios.
Não desperdice sua saúde. Hormônio deve ser usado com indicação.
BOMBA: TÔ FORA!
*Comissão de Campanhas, Dra. Erika Parente, Dra. Mariana Guerra e Dra. Carolina Ferraz; Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia (DEFA), Dra. Monica Oliveira, Presidente da Comissao Temporaria de Endocrinologia do Exercicio e Esporte; Dr. Clayton Macedo.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
A AMB, as associações estaduais de médicos e as sociedades de especialidade acabam de criar uma Força-Tarefa AMB Covid-19 para atender, em caráter de urgência, em qualquer lugar do país, à...
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.