Dia Nacional do Homem

Notícias

Dia Nacional do Homem

por site em 9 de julho de 2019


Mais uma data, 15 de julho, onde a SBEM procura passar esclarecimentos que possam ser úteis à população: Dia Nacional do Homem. O Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social e um dos fundadores do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia, explica sobre o uso da testosterona.

“Precisamos entender que a testosterona não é exclusivamente um hormônio sexual, responsável pela libido e ereção. Cada vez mais se observa que a deficiência deste hormônio pode contribuir para aumento de peso, diabetes, anemia, perda de massa óssea e desânimo.

Torna-se importante assinalar que a deficiência de testosterona não pode ser avaliada apenas pelos resultados de dosagens laboratoriais. Embora seja importante para o diagnóstico, além de níveis sanguíneos baixos, é necessário que hajam sintomas e/ou sinais de sua deficiência. Da mesma forma que a sintomatologia, sendo pouco específica, não basta para fazer o diagnóstico.

É importante que os homens entendam que, embora nem todos apresentem diminuição dos níveis de testosterona acompanhada de sintomas, a diminuição progressiva de sua concentração, que ocorre normalmente, com o passar dos anos, em alguns pode exigir a reposição de hormônio masculino e só um médico pode estabelecer a conduta em cada caso” (Dr. Ricardo Meirelles).

Para reforçar e alertar sobre pontos importantes, assistam também aos vídeos que explicam sobre a importância do diagnóstico e do acompanhamento de um endocrinologista. Os endocrinologistas, Dr. Alexandre Hohl (vice-presidente da SBEM), Dra. Ruth Clapauch e Dr. Antonio Fontanelli explicam sobre exames, deficiência hormonal, diagnóstico e tratamento.