Dia Mundial do Diabetes Mobiliza a Sociedade Brasileira

relogio 13/11/2009 - 10:11

MaracanãO mundo inteiro está se mobilizando em prol do Dia Mundial do Diabetes, comemorado no próximo dia 14 de novembro. No Brasil, o Departamento de Diabetes da SBEM, sob a responsabilidade da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) e juntamente com o Comitê de Campanhas da própria SBEM, está organizando uma campanha de âmbito nacional. O empenho rendeu uma parceria com várias entidades e órgãos públicos. Dentre os resultados estão: o telão do Maracanã, exibindo a mensagem da campanha em vários dias de estádio lotado; e a iluminação do Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Marco Zero (Recife, PE) e Ponte Hercílio Luz (Florianópolis, SC).

Um Dia Azul

A campanha mobilizou o Brasil e mais de 90 locais estarão iluminados de azul no dia 14 de novembro. No mundo, a expectativa era de que 500 locais participassem da campanha, porém esse número já ultrapassou 800.

Cristo Redentor Novamente Azul

Pelo segundo ano consecutivo, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, será iluminado de azul, mostrando ao mundo a participação do Brasil na campanha. Os cariocas vão poder visualizar a iluminação do monumento - no alto do Morro do Corcovado - de vários pontos da cidade. Além disso, um grupo de 20 crianças dará um abraço simbólico ao Cristo Redentor. A atividade está prevista para acontecer às 17h.

Agenda e Logo no Hotsite Brasileiro

O hotsite brasileiro, inteiramente dedicado ao Dia Mundial do Diabetes, tem recebido informações diariamente com dezenas de atividades. Em mais uma iniciativa do Departamento de Diabetes da SBEM, através da SBD, a página existe desde 2007.

No hotsite você pode acompanhar a agenda de atividades no Brasil e no mundo, além de ter acesso aos últimos dados estatísticos. O site permite ainda baixar o material oficial da campanha, como o cartaz, folheto e o logo estampado nas camisetas de divulgação.

Mais Sobre o Dia Mundial

Instituída por uma resolução das Nações Unidas em 2006 e comemorada pela IDF (International Diabetes Federation) desde 1991, a data do Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, é o dia do nascimento do canadense Frederick Banting, descobridor - juntamente com Charles Best - da aplicação de insulina (1921).

Mais de 160 países, onde estão as cerca de 200 associações membros da IDF, participam das atividades iluminando monumentos e promovendo campanhas de conscientização e prevenção. Em 2007, foram 279 os monumentos iluminados de azul em todo o mundo. Espera-se bater o recorde este ano: até o dia 14 de outubro, 251 monumentos estavam confirmados.

O site oficial Word Diabetes Day oferece todas as informações em inglês.

Leia mais: