Dia Mundial do Diabetes: Ação do D-Foot International

relogio 13/11/2020 - 12:06 Campanhas Públicas

A D-Foot International, associação internacional voltada para prevenção e cuidados com o pé diabético, está promovendo o evento virtual e gratuito Diabetic Food Awareness Week, de 8 a 14 de novembro, na plataforma Zoom Meeting. A ação é pela campanha do Dia Mundial do Diabetes e tem o apoio da SBEM Nacional.

A programação conta com webinars globais e regionais, divulgação da série de cards com informativos sobre pé diabético e, inclui também, premiações como a que será entregue a enfermeira brasileira, Eliana Marques Gomes da Silva – Regional Chair Nomination Awards.

A professora e pesquisadora foi indicada para a homenagem pela Dra. Hermelinda Cordeiro Pedrosa, presidente do Departamento de Diabetes da SBEM e da regional do D-Foot International, que abrange a América do Sul e América Central.

A Semana Internacional de Conscientização do Pé Diabético busca destacar a importância do tratamento adequado dos problemas do pé diabético e promover o trabalho dos especialistas em todo o mundo.

Webinar Região SACA – 13 de novembro

A partir das 17h, a Dra. Hermelinda Pedrosa participará do debate moderando a atividade. A endocrinologista vai abrir o evento destacando o material informativo e educativo da associação sobre pé diabético. 

Os assuntos abordados serão: a importância da campanha de conscientização, cuidados da enfermagem no pé diabético, Pé de Charcot, pé diabético e DAP e pé diabético durante a Covid-19. A Dra. Nalini Campillo (República Dominicana), Dra. Maria Lucoveis (Brasil), Dra. Ana Cristina Ravazzani (Brasil), Dr. Donovan Ruiz (Equador) e Dr. Juan Ramon Baron (Honduras) são os palestrantes.

Inscrições no link.

Global Webinar – 14 de novembro

A atividade que fecha a semana de conscientização, acontece de 10h às 13h30. A abertura será feita pelo presidente da D-Foot International, Dr. José Luiz Lázaro Martinez, que modera a discussão.

O professor Michael Edmonds vai apresentar o tema “"Ending avoidable lower limb amputations: the role of the multidisciplinary diabetic foot clinic” e o Dr. Lee C Rogers “Diabetes and COVID feet”. 

O lançamento dos cards informativos e as premiações serão ao final dos debates.

Regional Chair Nomination Awards

A enfermeira Eliane Marques Gomes da Silva, escolhida para receber o prêmio, é professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Amazonas. Ela é mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP e pós-graduada na área de Estomaterapia pela USP.

A profissional também coordena o Laboratório de Pesquisas em Estomaterapia da Universidade Estadual do Amazonas, o Curso de Especialização em Enfermagem em Pediatria Clínica da Universidade Estadual do Amazonas e a empresa Enferclin, pioneira na área da estomaterapia no Amazonas.

Na carta encaminhada para indicação do prêmio, a Dra. Hermelinda destacou a dedicação e contribuição da enfermeira e dos colegas do Amazonas no atendimento da população durante a pandemia.

 

Pro Endocrino setembro 2020
COVID 19