Dia Mundial do Diabetes

relogio 14/11/2013 - 14:04 Notícias

O Dia Mundial do Diabetes é em 14 de novembro e a campanha ganhou força pelo país. A Sociedade Brasileira de Diabetes, que responde pelo Departamento de Diabetes da SBEM Nacional, é uma das entidades promotoras das atividades, divulgando, junto com a SBEM, o que está sendo feito no Brasil para marcar a data.

Com o tema da campanha 2013 - “Diabetes: Proteja Nosso Futuro” estão sendo programadas palestras, corridas, caminhas, testes de glicemia e a iluminação de azul de diversos monumentos, pontos turísticos e prédios para chamar a atenção da população e das autoridades sobre a importância da prevenção e cuidados no tratamento do diabetes.

Ações das Regionais da SBEM pelo País


Empresas estão se envolvendo, escolas, grupos, blogueiros e o público, de uma forma geral, através das redes sociais. As chamadas SextAzuis e o Novembro Azul estão sendo incentivados pela SBD e, também, espontaneamente pelo público que se engajou na iniciativa. Na SBD, a coordenação da campanha nacional está sendo realizada pelo Dr. Marcio Krakauer.

Regionais da SBEM

As ações programadas pelas Regionais da SBEM Nacional estarão publicadas no site da SBEM e em uma área especial dentro do site do Dia Mundial do Diabetes. As Regionais devem encaminhar a programação para info@endocrino.org.br identificadas no campo assunto como “Dia Mundial do Diabetes”. O mesmo deve acontecer para a iluminação de locais com a luz azul.

Participação nas Redes Sociais

A Fanpage da SBEM irá acompanhar as atividades realizadas e compartilhar as publicações feitas pela SBD. As publicações na Fanpage do Dia Mundial do Diabetes também serão divulgadas.

Uma galeria de fotos do Dia Mundial já possui mais de 250 fotos publicadas e compartilhadas com a International Diabetes Federation.

No Twitter (@wdd_brasil e no @endocrinologia) estão sendo feitas postagens e integradas às entidades parceiras.  A hastag para apoiar a campanha é #diabetes, cuja grafia é igual na maioria dos países.

Nos Bastidores

Dr. Márcio Krakauer, coordenador da campanha do Dia Mundial do Diabetes no Brasil, explicou que a iniciativa de ampliar a campanha se deve à importância de manter a população sempre de olho no diabetes, por isso foi criado, também, o Novembro Azul. “Acreditamos que apenas um dia é muito pouco para uma doença tão prevalente e tão séria. Portanto, resolvemos fazer um incentivo nas redes sociais. Assim, a visibilidade é maior e mais pessoas poderão participar. Temos tido o retorno de muitos internautas com ideias, com textos e até com figuras que falam de diabetes”, explica.

 

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019