Diabetes: Proteja nosso Futuro

relogio 05/11/2012 - 10:33 Notícias

Chegou o mês de novembro, período que marca o início das campanhas e atividades que lembram o Dia Mundial do Diabetes, dia 14 de novembro. O período serve de motivação para que as pessoas com diabetes continuem seus tratamentos e mantenham um estilo de vida saudável. Além disso, as ações servem para conscientizar e alertar a população sobre os cuidados necessários para a prevenção.

A cada ano, a International Diabetes Federation (IDF), responsável pela criação da data, lança um novo tema ligado direta ou indiretamente ao diabetes. Neste ano, tema escolhido foi  “Diabetes: Proteja nosso Futuro”, dentro da temática “Educação e prevenção em diabetes”.  Nos anos anteriores, a entidade abordou tópicos que relacionavam o diabetes com os direitos humanos, estilo de vida, e os custos que o diabetes pode gerar.

Para contribuir com esse objetivo e espalhar esse ideal para todo o Brasil, as Regionais da SBEM estão organizando diferentes ações, em todo o país. Veja as atividades já confirmadas para este ano.

Programação

  •  Regional Ceará

No Ceará, principalmente em Fortaleza, a Sociedades Brasileira Diabetes – Regional CE; Sociedade  Brasileira de Endocrinologia Regional Ceará; Centro Integrado Diabetes Hipertensão CIDH /SESA; Servico de Endocrinologia e Diabetes do HC/UFC; Serviço de Endocrinologia e Diabetes do HG; Liga de Endocrinologia da UFC; Liga de Doenças Metabóicas da UFC e UECE; Liga de Endocrinologia e Metabolismo NEM, da Unichristus estão realizando atividades voltadas à população geral e para a já diagnostica com diabetes.

Entre as atividades estão diagnóstico precoce e prevenção do diabetes, atividades educativas para melhorar o controle metabólico desses pacientes e prevenir suas complicações.

Também fazem parte da programação:

- No dia 14 de novembro: Atividade educativa para pacientes diabéticos  - na Universidade do Diabético – realizada no CIDH e transmitida para Unidades de Saúde de Municípios do interior do estado, através do sistema de telemedicina da Universidade Federal do Ceará.

São diferentes módulos, chamados de faculdades, da boca, da insulina, da alimentação, da cidadania, da medicação oral, da automonitorização e do pé diabético.

De forma bem prática e participativa serão dados os conceitos e discutidos todos os aspectos necessários para que se possa conviver bem com o diabetes. Os pacientes do interior também poderão tirar suas dúvidas, através da telemedicina,

Acontecerão, também, atividades educativas nos Serviços do HC e no HGF e aulas para pacientes pela Liga da Unichristus, nos ambulatórios da Unichristus.

No Campus do Paranagabussu haverá rastreamento de diabetes, usando o questionário de risco do Findrisc - No dia 17 de novembro, na Praça José de Alencar haverá uma campanha de detecção precoce de diabetes com o uso de um questionário de Score de risco do Findrisc com realização  e  glicemia para score de alto e muito alto risco .

- Estarão iluminados de Azul, as Praças Portugal, Estátua de Iracema da Beira Mar e de Messejana, além do Prédio do CIDH.

A coordenação das atividades foi feita por: Adriana Costa e Forti, Miguel Hissa, Cristina Façanha e Tania Bulcão,

  • Regional Espírito Santo

As ações da Regional Espírito Santo serão realizadas na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), onde serão realizadas diversas palestras sobre o diabetes para os alunos, o evento acontecerá até o dia 14 de novembro.

No dia 18 de novembro, quatro tendas serão montadas na praia de Vitória, onde acontecerão avaliações de glicemia capilar e orientação para todos aqueles que tiverem resultado alto no exame. Outro atrativo será iluminar o Convento da Penha, localizado em Vila Velha, a partir do dia 12.

  • Regional Maranhão

A Regional do Maranhão já está realizando diversas ações de conscientização em postos de saúde de São Luis, e, no dia 18 de novembro, ela promoverá a “Caminha do Dia Mundial” na cidade. Para mais informações sobre caminhada, entre em contato diretamente com a Regional.

  • Regional Paraíba

Em João Pessoa, na Paraíba, está sendo organizado um evento à beira-mar, que acontecerá na praia de Tambaú, onde serão realizados teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, medida da CA, distribuição de folders educativos e café da manhã.

  • Regional Paraná

Entre os dias 26 e 27 de outubro, a sede da Regional receberá uma série de ações que associação médica no qual o Diabetes estará em pauta.

  • Regional Piauí

A Regional realizará as ações juntos com a SBD e a ASPIMED (Associação Piauiense de Medicina). No dia 5 de novembro, será realizada uma oficina na Secretaria Estadual do estado.

No dia 13, haverá uma audiência pública na Câmara Municipal, no qual o Dia Mundial do Diabetes estará em pauta. No dia 14, acontecerá uma ação no Centro de Saúde Lineu Araújo, que receberá a população com a realização de exames de glicemia capilar, palestras sobre alimentação e entrega de lanches.

No dia 17, acontecerá o projeto “Consultório na Praça”, na Praça João Luiz Ferreira, no qual diversos pequenos “consultórios” serão criados para fornecer diversas informações sobre a doença. Já nos dias 24 e 25 de novembro, acontecerá o “Fórum de Política sobre Diabetes”, onde estarão em pauta os direitos políticos que beneficiam o paciente diabético.

  • Regional Rio de Janeiro

A SBEM-RJ, junto com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), realizará ações em diversos pontos da cidade:

O primeiro evento acontece no dia 11 de novembro, domingo, na Lagoa Rodrigo de Freitas (Parque do Cantagalo), em parceria com o Espaço Stella Torreão. O evento começa com uma caminhada e, em seguida, serão oferecidos também o Teste da Pisada e  ITB - Índice Tornozelo Braquial (avaliação da circulação arterial para diagnóstico de doença arteriosclerótica em membros inferiores).

No dia 14 de novembro, haverá eventos em Niterói, Rocinha e Madureira. Na cidade fluminense, o evento será realizado em parceria com a Prefeitura local, na Praça da República, no centro. Já em Madureira, Zona Norte do Rio, o evento acontecerá no Parque de Madureira – Coifa da Praça do Samba. Além da prestação de serviços, haverá uma série de palestras sobre o diabetes no auditório do Mercadão de Madureira.

  • Regional Rio Grande do Norte

No dia 18 de novembro, a Regional realizará um evento às 8h no Parque das Dunas (conhecido também como Bosque dos Namorados). Nesse dia o público terá acesso a orientação para atividades físicas, lanche, exame do pé, e HGT.

  • Regional Santa Catarina

A Regional realizará ações no Shopping Floripa com a entrega de folders. O time do Avaí entrará em campo com a faixa e com pessoas vestidas com a camisa do Dia Mundial do Diabetes.

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019