Dia Mundial do Diabetes

relogio 10/11/2011 - 14:21 Notícias

Diversas ações de prevenção e controle do diabetes tomaram conta do país em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro. A campanha é uma iniciativa da International Diabetes Federation (IDF) e tem como tema principal Educar para Prevenir. No Brasil, a ação é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que integra um dos Departamentos Científicos da SBEM.

Neste ano, a IDF adotou cinco mensagens para a Campanha do Dia Mundial do Diabetes. Para escolher a que melhor se adaptava à população brasileira, a SBD fez uma enquete através de seu site. As frases vencedoras foram:

  •     O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos.
  •     O diabetes não discrimina: pode ocorrer em jovens ou idosos; ricos ou pobres; homens ou mulheres.

A campanha do Dia Mundial do Diabetes tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que assinou, em 2006, uma Resolução que reconheceu o diabetes como uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas.

Hotsite

Caminhadas, medições de glicemia, palestras educativas. Todas as atividades programadas para lembrar o Dia Mundial do Diabetes podem ser conferidas no hotsite da campanha, criado pela SBD. Lá, as ações estão divididas por região, para que os internautas encontrem as campanhas de prevenção e controle do diabetes mais próximas das suas residências.

No hotsite, os internautas podem fazer o download gratuitamente de materiais informativos sobre o Dia Mundial do Diabetes (cartazes, folhetos e estampas de camisetas), que podem ser usados livremente por todos os envolvidos na campanha.

cbaem 2019