A SBEM Nacional, a Comissão de Campanhas e a Comissão de Comunicação Social da SBEM dão início à série de atividades para divulgar informação segura sobre diversas doenças. Estão à frente dos trabalhos, respectivamente o Dr. Rodrigo Moreira (presidente da Nacional), Dra. Erika Parente (presidente da Comissão de Campanhas) e Dr. Ricardo Meirelles (presidente da CCS). A primeira data a ser divulgada é 28 de fevereiro, Dia Mundial de Doenças Raras.
Data para Todos
Há alguns anos a Sociedade vem divulgando informações neste período para alertar a população, esclarecendo que diversas doenças estão ligadas à área da Endocrinologia e Metabologia.
De acordo com a campanha mundial é uma data para todos, sejam indivíduos ou famílias afetados pelas doenças raras, cuidadores, governos, empresas, pesquisadores e o Poder Público.
Por todo o mundo estão acontecendo atividades e nas redes sociais a hashtag #ShowYourRare vai se espalhando.
No Brasil, a SBEM faz campanha de esclarecimento com vídeo divulgado no canal no Youtube e demais redes sociais (Fanpage, Twitter e Instagram). Também acontecem atividades independentes em várias cidades, incluindo Brasília, São Carlos, Ribeirão Preto, listados no site mundial de doenças raras.
Este ano, o tema entrou na pauta de debates da Organização das Nações Unidas e as discussões podem ser acompanhadas neste link .
Na Endocrinologia
A Comissão de Campanhas, presidida pela Dra. Erika Parente e com a colaboração da Dra. Alessandra Cassini, esclarecem sobre o tratamento da acromegalia, que é uma das doenças raras na área de Endocrinologia e Metabologia.
Acromegalia
A acromegalia é uma doença decorrente de um tumor na glândula hipófise que está produzindo muito hormônio do crescimento. Em crianças o excesso do hormônio de crescimento leva ao gigantismo e no adulto leva ao quadro de acromegalia. Os sintomas, em geral, são discretos no início e muitas vezes passam despercebidos. O crescimento dos pés (aumento do número do sapato) e aumento do volume dos dedos das mãos (anéis ficando apertados) podem ser sinais de acromegalia.
Apesar de a acromegalia ser uma doença rara, ela tem tratamento e quanto mais precoce o diagnóstico, mais chances de cura. Os tratamentos possíveis são: cirurgia (primeira linha de tratamento), terapia medicamentosa e radioterapia em casos selecionados. Cada caso deve ser analisado por uma equipe especializada para decidir o melhor tratamento para cada paciente.
O tratamento correto pode mudar a vida do paciente. Por isso a importância de procurar informações e ajuda em centros de endocrinologia especializados.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
Enquanto a vacinação não se inicia, é importante a manutenção do isolamento e distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19. Vejam algumas das informações na s...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Conheça os nomes dos integrantes da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, incluindo o Conselho Fiscal, da gestão 2021 – 2022, sob a presidência do Dr. César Luiz Boguszewski.
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Os trabalhos já iniciaram para a organização do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia que acontecerá em São Paulo. A Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente do CBEM 2022, fala sobre o planejam...
Dr. João Modesto, presidente do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia 2021, fala sobre o planejamento e as expectativas para o evento em João Pessoa.
O formato mudou e se adaptou ao novo normal e de quatro dias, o evento passou a oito dias. Vejam alguns dos momentos do e-CBEM 2020, em entrevistas, premiações, vídeos e reportagens.
São diversas informações sobre problemas endocrinológicos e as principais orientações. Dicas, respostas às dúvidas de internautas e muito mais, sempre sob a consultoria dos maiores especi...