No dia 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, foram realizadas ações espalhadas por centenas de países. Na área da Endocrinologia e Metabologia, atenção especial à exposição dos desreguladores endócrinos.
O câncer, em diferentes países, figura entre as principais doenças que mais causam morte precoce. Nos últimos anos também tem se observado um aumento significativo da incidência de diversos tipos de câncer. Este fato evidencia que fatores ambientais estão corroborando com o seu crescente aumento.
Dados informados pelo INCA estimam que, no Brasil, em 2015 aparecerão 580.000 casos novos. Estes números preocupam não só pelo impacto na qualidade de vida do paciente e de seus familiares como, também, pela sobrecarrega no sistema de saúde.
Esta data, o Dia Mundial de Combate contra o Câncer, serve para informar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo.
Existem duas formas de prevenção, a primária e a secundária. A prevenção secundária é basicamente feita por exames de prevenção, para a detecção precoce da doença, estando sob a supervisão de médicos e de funcionários da saúde. Porém, na prevenção primária é de fundamental importância a mudança de hábitos de vida de cada pessoa, evitando-se aqueles que predispõe à doença, tais como:
O que São Desreguladores Endócrinos?
São compostos químicos, que temos contato no dia a dia, que interferem no funcionamento normal dos nossos hormônios e que predispõem ao desenvolvimento de certos tipos de cânceres. Podemos destacar os agrotóxicos e o bisfenol A, sendo este último um composto presente em embalagens de alimentos feitas com policarbonato.
Aos agrotóxicos e ao bisfenol A tem se associado o crescente aumento na incidência do câncer de mama, próstata e de intestino grosso, incidências que se encontram muito acima do esperado pelo crescimento e envelhecimento das populações.
Algumas formas de prevenção primária, que podem ser adotadas por cada indivíduo, diminuem a ação de fatores ambientais que se associam ao desenvolvimento dos cânceres.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
Enquanto a vacinação não se inicia, é importante a manutenção do isolamento e distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19. Vejam algumas das informações na s...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Conheça os nomes dos integrantes da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, incluindo o Conselho Fiscal, da gestão 2021 – 2022, sob a presidência do Dr. César Luiz Boguszewski.
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Os trabalhos já iniciaram para a organização do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia que acontecerá em São Paulo. A Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente do CBEM 2022, fala sobre o planejam...
Dr. João Modesto, presidente do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia 2021, fala sobre o planejamento e as expectativas para o evento em João Pessoa.
O formato mudou e se adaptou ao novo normal e de quatro dias, o evento passou a oito dias. Vejam alguns dos momentos do e-CBEM 2020, em entrevistas, premiações, vídeos e reportagens.
São diversas informações sobre problemas endocrinológicos e as principais orientações. Dicas, respostas às dúvidas de internautas e muito mais, sempre sob a consultoria dos maiores especi...