Dia Mundial de Combate ao Câncer

relogio 07/04/2015 - 10:50 Notícias

No dia 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, foram realizadas ações espalhadas por centenas de países. Na área da Endocrinologia e Metabologia, atenção especial à exposição dos desreguladores endócrinos.

O câncer, em diferentes países, figura entre as principais doenças que mais causam morte precoce. Nos últimos anos também tem se observado um aumento significativo da incidência de diversos tipos de câncer. Este fato evidencia que fatores ambientais estão corroborando com o seu crescente aumento.

Dados informados pelo INCA estimam que, no Brasil, em 2015 aparecerão 580.000 casos novos. Estes números preocupam não só pelo impacto na qualidade de vida do paciente e de seus familiares como, também, pela sobrecarrega no sistema de saúde.

Esta data, o Dia Mundial de Combate contra o Câncer, serve para informar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo.

Existem duas formas de prevenção, a primária e a secundária. A prevenção secundária é basicamente feita por exames de prevenção, para a detecção precoce da doença, estando sob a supervisão de médicos e de funcionários da saúde. Porém, na prevenção primária é de fundamental importância a mudança de hábitos de vida de cada pessoa, evitando-se aqueles que predispõe à doença, tais como:

  • cuidados com a exposição solar,
  • evitar o tabagismo e o alcoolismo,
  • na área de endocrinologia e metabologia destaca-se o combate contra a obesidade (que também se associa com o desenvolvimento de alguns tipos de cânceres)
  • e fundamentalmente se evitar a exposição aos desreguladores endócrinos.

O que São Desreguladores Endócrinos?

São compostos químicos, que temos contato no dia a dia, que interferem no funcionamento normal dos nossos hormônios e que predispõem ao desenvolvimento de certos tipos de cânceres. Podemos destacar os agrotóxicos e o bisfenol A, sendo este último um composto presente em embalagens de alimentos feitas com policarbonato.

Aos agrotóxicos e ao bisfenol A tem se associado o crescente aumento na incidência do câncer de mama, próstata e de intestino grosso, incidências que se encontram muito acima do esperado pelo crescimento e envelhecimento das populações.

Algumas formas de prevenção primária, que podem ser adotadas por cada indivíduo, diminuem a ação de fatores ambientais que se associam ao desenvolvimento dos cânceres.

cbaem 2019
Proendocrino set 2018