Dia Mundial da Obesidade 2021

relogio 04/03/2021 - 15:27 Campanhas Públicas

O dia 4 de março é dedicado a abordar a epidemia global de obesidade. A Campanha deste ano é um trabalho em conjunto da SBEM, ABESO e World Obesity Foundation e tem como tema “Cuidar de Todas as Formas”.

SBEM e ABESO fizeram uma programação de publicações nas redes sociais, além de lives e produção de material de pesquisa, que será divulgado ao longo do mês de março.

A sugestão das Sociedades é espalhar a informação usando hashtags como #cuidardetodasasformas e #diamundialdaobesidade. O apoio de todas as Regionais da SBEM e da população ajudará a esclarecer uma doença tão complexa.

 A proposta é focar em uma vida mais feliz, saudável e longa para todos.

dia mundial da obesidade

dia mundial da obesidade

As mensagens reforçam que há muitas maneiras de a pessoa com obesidade se cuidar, inclusive exigindo o devido respeito ao seu corpo, sem aceitar os estigmas. Participam muitos profissionais de áreas diferentes e de diversas sociedades de especialidades.

Dados e Informes sobre Obesidade

Segundo os dados oficiais do Ministério da Saúde, as taxas de obesidade quase triplicaram desde 1975 e aumentaram quase cinco vezes entre crianças e adolescentes.

O problema de saúde pública afeta pessoas de todas as idades, independente de classe social. Além disso, é um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e várias formas de câncer.

A Obesidade

A Campanha da SBEM e ABESO lembra que pessoas com obesidade frequentemente se sentem envergonhadas e culpadas por não entenderem que se trata de uma doença, e como tal, precisa ser tratada.

A OMS define a obesidade como excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde, e quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Quem tem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados com sobrepeso.

As Sociedades Médicas deixam claro que a obesidade surge por uma série de fatores, que vão desde o ambiental, passando pelo estresse, falta de atividade física, uso de certos medicamentos, distúrbios do sono etc.

O tratamento inclui alimentação saudável com diminuição da ingestão de calorias e aumento da atividade física, podendo-se associar o uso de medicamentos. Em casos mais graves e refratários, pode ser indicado o tratamento cirúrgico. Para enfrentar uma doença com tantos fatores, é fundamental que o paciente encontre um especialista que, realmente, entenda da doença obesidade.

 

  • A Campanha conta com o trabalho em conjunto do Departamento de Obesidade da SBEM (Dra. Maria Edna de Mello), Comissão de Campanhas (Dra. Mariana Guerra e Dra. Ana Augusta Motta Oliveira) e Comissão de Comunicação Social da SBEM (Dr. Ricardo Meirelles).
Pro Endocrino setembro 2020
Universidade online SBEM 2021