Este ano, a World Obesity Federation alterou a data do Dia Mundial da Obesidade para 4 de março. As entidades brasileiras – SBEM e a ABESO -, responsáveis pelas campanhas aderiram à mudança e estão veiculando informações sobre obesidade ao longo do dia, com o tema usado no Brasil: Obesidade Eu Trato com Respeito.
As principais informações sobre obesidade são para reforçar os cuidados com alimentação, obesidade na infância, atenção ao IMC e o tratamento da doença com respeito que precisa.
No mundo inteiro, informes, campanhas, alertas e relatórios com dados para mostrar a importância da prevenção da obesidade.
No Brasil, as Regionais da SBEM Nacional estão com foco principalmente em campanhas digitais, realizadas nas redes sociais, e ações locais.
Ao longo do dia, nas redes sociais da SBEM Nacional serão replicadas estas ações. As fotos de capa da Fanpage e Twitter foram trocadas pela da campanha.
A SBEM começou as publicações no início do dia e a recomendação é o uso das seguintes hashtags:
#DiaMundialdaObesidade
#WorldObesityDay
#ObesidadeEuTratocomRespeito
#Obesidade
#Endocrinologia
Declaração do Dia Mundial da Obesidade
Entre as ações mundiais, estão documentos entregues aos governos de todo o mundo, para que tomem medidas mais eficazes contra a obesidade, que é uma doença crônica.
Segundo a WOF, todos os países estão fora das metas da OMS para 2025 no combate à obesidade.
- Nas tendências atuais, acredita-se que 1 em cada 5 adultos em todo o mundo fiquem obesos até 2025, mas todos os países ficam aquém das metas para 2025
- Os países de baixa e média renda estão enfrentando o maior aumento, maior número e menor probabilidade de cumprir as metas da OMS
- Estima-se que o IMC alto custe, aos serviços de saúde de forma global, cerca de US $ 990 bilhões por ano (13% dos gastos com saúde)
- A obesidade aumenta o risco de muitas doenças, incluindo diabetes, câncer e doenças cardíacas.
- Os governos já se comprometeram com metas internacionais e precisam priorizar o investimento na abordagem da obesidade, por meio de tratamentos preventivos, atendimento em serviços hospitalares e intervenção precoce.
*A Comissão de Campanhas é presidida pelas doutoras Mariana Guerra e Carolina Ferraz; a Comissão de Comunicação Social pelo Dr. Ricardo Meirelles; e o Departamento de Obesidade da SBEM/ABESO pelo Dr. Mario Carra.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
A AMB, as associações estaduais de médicos e as sociedades de especialidade acabam de criar uma Força-Tarefa AMB Covid-19 para atender, em caráter de urgência, em qualquer lugar do país, à...
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.