Dia Mundial da Obesidade 2020

Notícias

Dia Mundial da Obesidade 2020

por site em 4 de março de 2020


Em 2020, a World Obesity Federation alterou a data do Dia Mundial da Obesidade para 4 de março. As entidades brasileiras – SBEM e a ABESO -, responsáveis pelas campanhas aderiram à mudança e estão veiculando informações sobre obesidade ao longo do dia, com o tema usado no Brasil: Obesidade Eu Trato com Respeito.

As principais informações sobre obesidade são para reforçar os cuidados com alimentação, obesidade na infância, atenção ao IMC e o tratamento da doença com respeito que precisa.

No mundo inteiro, informes, campanhas, alertas e relatórios com dados para mostrar a importância da prevenção da obesidade.

No Brasil, as Regionais da SBEM Nacional estão com foco principalmente em campanhas digitais, realizadas nas redes sociais, e ações locais.

Ao longo do dia, nas redes sociais da SBEM Nacional serão replicadas estas ações. As fotos de capa da Fanpage e Twitter foram trocadas pela da campanha.

A SBEM começou as publicações no início do dia e a recomendação é o uso das seguintes hashtags:

#DiaMundialdaObesidade
#WorldObesityDay
#ObesidadeEuTratocomRespeito
#Obesidade
#Endocrinologia

dia mundial da obesidade dia mundial da obesidade

dia mundial da obesidade dia mundial da obesidade

Declaração do Dia Mundial da Obesidade

Entre as ações mundiais, estão documentos entregues aos governos de todo o mundo, para que tomem medidas mais eficazes contra a obesidade, que é uma doença crônica.

Segundo a WOF, todos os países estão fora das metas da OMS para 2025 no combate à obesidade.

– Nas tendências atuais, acredita-se que 1 em cada 5 adultos em todo o mundo fiquem obesos até 2025, mas todos os países ficam aquém das metas para 2025

– Os países de baixa e média renda estão enfrentando o maior aumento, maior número e menor probabilidade de cumprir as metas da OMS

– Estima-se que o IMC alto custe, aos serviços de saúde de forma global, cerca de US $ 990 bilhões por ano (13% dos gastos com saúde)

– A obesidade aumenta o risco de muitas doenças, incluindo diabetes, câncer e doenças cardíacas.

– Os governos já se comprometeram com metas internacionais e precisam priorizar o investimento na abordagem da obesidade, por meio de tratamentos preventivos, atendimento em serviços hospitalares e intervenção precoce.

*A Comissão de Campanhas é presidida pelas doutoras Mariana Guerra e Carolina Ferraz; a Comissão de Comunicação Social pelo Dr. Ricardo Meirelles; e o Departamento de Obesidade da SBEM/ABESO pelo Dr. Mario Carra.