Dia Mundial da Obesidade 2019: Ações das Regionais

relogio 09/10/2019 - 16:10 Campanhas Públicas

A data que marca oficialmente o Dia Mundial da Obesidade é 11 de outubro. Mas as ações de conscientização e orientação das Regionais da SBEM estão sendo realizadas desde o início do mês.

Várias atividades estão programadas para acontecer. Algumas Regionais irão participar promovendo ações físicas, além da divulgação da campanha na redes sociais. Outras se concentram em  ações virtuais. A SBEM Nacional irá compartilhar as publicações dessas Regionais em seu Instagram, Facebook e Twitter

Confira a programação das Regionais para a campanha:

SBEM Espírito Santo

Ações Realizadas

A SBEM-ES programou mutirão com palestras interativas e atendimento aos pacientes do Hospital Evangélico, em Vila Velha. A ação aconteceu no dia 5 de outubro e contou com o trabalho em conjunto do serviço de endocrinologia e cirurgia bariátrica.

Ações Programadas

  • Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM), em Vitória - 11 de outubro: Orientação aos pacientes com a participação das doutoras Queulla Garret, Camila Pitanga, Mariana Guerra, Luciana Boleli, Priscila Peçanha, Alessandra Casini, Fernanda Zotiich, Larissa Sterza, Maria Amélia Julião e Renata Duque.

SBEM Pará

Ações Programadas

  • Hospitais Jean Bitar e João de Barros Barreto, e no Centro Universitário do Pará (CESUPA) - 11 de outubro: Distribuição de folders e orientações na sala de espera dos três locais;

  • Divulgação da campanha nas mídias locais e nas redes sociais.

SBEM Paraíba

Ações Realizadas

A primeira atividade da Regional paraibana foi no Hospital Universitário Lauro Wanderley, no dia 4 de outubro. A palestra “Obesidade: mitos e verdades” foi apresentada pela Dra. Nara Crispim e contou com o apoio dos residentes de psiquiatria, nutricionistas e psicólogos.

Além da atividade no hospital, foi realizada, também, orientação para os funcionários do Tribunal de Contas do Estado.

Ações Programadas

  • Hospital Universitário Lauro Wanderley - 11 de outubro: Orientações ao público com verificação de medidas antropométricas e distribuição de folders;

  • Sede do CRM da Paraíba - 11 de outubro: Aula sobre obesidade para médicos das Unidade Básica de Saúde;

  • Parque da Criança, em Campina Grande - 19 de outubro: Ação conjunta com a UNIMED-CG, com verificação de medidas antropométricas, distribuição de folders e orientações para a população;

  • Praça da Bandeira, em Campina Grande - 26 de outubro: Caminhada em conjunto com a Sociedade de Cirurgia Bariátrica.

SBEM Paraná

Ações Realizadas

Em Curitiba, a ação aconteceu no Boca Maldita no dia 10 de outubro. A população pôde receber o Orientações endocrinológicas, nutricionais, psicológicas e de atividade física com a participação de equipe multidisciplinar e alunos da Liga de Endocrinologia.

Ações Programadas

  • Transporte público, em Curitiba - 10 de outubro: Serão fixados cartazes nos ônibus e em terminais.

SBEM Pernambuco

Ações Realizadas

O presidente da Regional, Dr. Luciano Albuquerque, concedeu entrevista à Rede Globo de Televisão para divulgar a campanha.

Ações Programadas

  • Campanha digital;

  • Eventos presenciais.

SBEM Rio de Janeiro

Ações Realizadas

Dando início às ações de conscientização da campanha, a Regional do Rio de Janeiro promoveu o I Mini Curso de Educação Continuada em Obesidade. A atividade científica aconteceu no dia 5 de outubro, no Hotel Windsor Flórida. O presidente da SBEM Nacional, Dr. Rodrigo Moreira, participou do evento.

No IEDE, a mobilização foi realizada no dia 10 de outubro. Foram quatro tendas divididas em avaliação de medidas antropométricas, bioimpedância, além de orientação com nutricionistas e profissionais de educação física. Os pacientes que participaram puderam fazer atividade física, avaliar a massa corporal, simular uma montagem do seu prato de comida e esclarecer dúvidas sobre alimentação. A ação foi destaque no jornal Bom Dia Rio (Rede Globo) e no Programa Balanço Geral (Record TV).

Ações Programadas

  • UFRJ - 16 de outubro: Será realizada palestra no ambulatório de obesidade;

  • UFF: Panfletagem e orientação nos ambulatórios durante toda a semana.

SBEM Rio Grande do Norte

Ações Realizadas

Desde o dia 7 de outubro, a Regional está divulgando em seu site e redes sociais informações da campanha e orientações à população.

Em Natal, as atividades aconteceram em uma Policlínica da cidade (atendimento secundário) com a participação de endocrinologistas e nutricionistas. Funcionários e pacientes da unidade puderam assistir uma palestra sobre o assunto.

Ações Programadas

  • Matérias de divulgação da campanha na imprensa local;

  • Hospital infantil Varella Santiago, em Natal - 11 de outubro: Apoio na inauguração do ambulatório multidisciplinar para tratamento da obesidade infanto juvenil do hospital;

  • Policlínicas de especialidades, em Natal - 11 de outubro: Palestras com funcionários e usuários das unidades.

SBEM Rio Grande do Sul

Ações Realizadas

Em Porto Alegre foi realizada uma aula de Gyrokinises (sistema de movimento para trabalhar o corpo) com introdução sobre a importância do exercício e apresentada por uma fisioterapeuta. Também participaram da atividade dois endocrinologistas e um fisiatra. A ação aconteceu no dia 11 de setembro, na Escola Ballet Vera Bublitz.

Ainda em Porto Alegre, o Serviço de Endocrinologia da Santa Casa deu início às atividades da campanha no dia 9 de outubro. A ação foi em conjunto com a comunidade da Santa Casa sobre Obesidade e foram distribuídos folheto informativo e os pacientes puderam tirar as dúvidas sobre o tema. Alunos da Disciplina de Endocrinologia e da Liga de Endocrinologia da UFCSPA, médicos residentes de Endocrinologia e Metabologia do Serviço e professores participaram do evento.

Ações Programadas

  • Espaço Jeito da Santa Casa - 10 de outubro: Live “Obesidade – eu trato com respeito” com a participação da Dra. Carolina Leães Rech (Chefe do Serviço de Endocrinologia ISCMPA e Professora de Endocrinologia da Ufcspa), da Dra. Carolina Petry (Endocrinologista do Centro de Tratamento de Obesidade (CTO) da ISCMPA), da Dra. Marianna Salerno (Endocrinologista da Iscmpa), da professora Fernanda Busnello (responsável pelo ambulatório de Nutrição Metabólica UFCSPA) e Dr. Marcelo Leães (Psicólogo do CTO da ISCMPA);

  • Praça Central, em Santiago - 11 de outubro: A atividade terá verificação de pressão arterial e realização de glicemias capilares;

  • Hospital Universitário de Canoas - Durante dois dias da semana da campanha serão realizadas, no ambulatório do hospital, ações de orientação para os pacientes com distribuição de material informativo. Acadêmicos de Medicina e membros da Liga de Endocrinologia e Metabologia participam da atividade.

SBEM Santa Catarina

Ações Programadas

  • Mídia digital - publicações de vídeos no Canal do Youtube;

  • Mídia tradicional - reportagens com especialistas.

Dia Mundial da Obesidade 2019

Pro Endocrino setembro 2019
Universidade online SBEM