Dia Internacional da Pesquisa Clínica

relogio 20/05/2016 - 09:51 Notícias

Dia 20 de maio é o Dia Internacional de Pesquisa Clínica. Ao longo dos últimos anos, a Comissão de Pesquisa Clínica da SBEM, presidida pelo Dr. Freddy Eliaschewitz e tendo como membros Dr. Luis Augusto Russo e Dr. Antonio Roberto Chacra, vem trabalhando para a evolução do processo no país.

O Dr. Russo explica que a pesquisa clínica é um processo para que novas medicações sejam desenvolvidas e novas doenças possam ser tratadas. "Ela é fundamental para avanço da medicina. Além disso, tem como objetivo conseguir bons resultados no tratamento de diversas doenças".

O especialista comenta que o momento no Brasil é muito importante, pois é observada uma evolução nos debates sobre o tema. "Entretanto ainda é preciso melhorar muito para chegar nos padrões internacionais.Contudo, o número de pesquisas tem crescido no Brasil (apesar da burocracia e lentidão nas avaliações regulatórias), e isso permite que a população brasileira participe ativamente do desenvolvimento de novos medicamentos"

A Comissão de Pesquisa Clínica da SBEM está constantemente participando de reuniões com autoridades regulatórias brasileiras, e com o Congresso Nacional onde tramita o PL 200/2015, de autoria da Senadora Ana Amélia Lemos, Dr Waldemir Moka e Walter Pinheiro, que busca acelerar prazos e harmonizar nossa legislação com as leis internacionais como o ICH-GCP. “Temos grande esperanças que em breve o país terá sua capacidade de pesquisa instalada premiada com mais estudos e prazos mais competitivos. Pesquisadores e principalmente os pacientes serão os maiores beneficados”.

Leiam também:

No início de 2015, a Anvisa reformulou internamente as normas de avaliação de Pesquisas Clínicas no país, focando no prazo de aprovação dos estudos. Esse tema foi destaque na Folha daSBEM de abril, que contou com as explicações dos doutores Freddy G. Eliaschewitz e Luiz Augusto Russo, membros da Comissão de Pesquisa Clínica da entidade.

Ouça a entrevista do Dr. Freddy Eliaschewitz, presidente da Comissão de Pesquisa Clínica da SBEM, sobre o novo Projeto de Lei que modifica os tramites da Pesquisa Clínica do Brasil. A reportagem foi feita em 2015, durante o CBAEM 2015. Período importante de decisões em Brasília sobre a Pesquisa Clínica. 

SBEM cria uma nova Comissão voltada para a Pesquisa Clínica. À frente desse grupo, o Dr. Freddy Eliaschewitz (SP). Entre as difíceis tarefas que ele tem pela frente está uma avaliação sobre o trabalho e as dificuldades dos pesquisadores brasileiros diante dos Comitês de Ética em Pesquisa Brasileiros — CEP-CONEP.

A complexidade da pesquisa clínica no Brasil tem sido tema amplamente discutida pela sociedade civil e dentro da SBEM, inclusive gerando a criação de uma comissão específica sobre o assunto. Vejam como foi o processo de uma petição online – dentro do sistema Avaaz (online) – para mobilizar a população em uma campanha que modifique o atual modelo de análise, considerado lento, burocrático e assimétrico.

 

 

 

cbaem 2019