Dia Internacional da Mulher - 8 de março

relogio 08/03/2021 - 08:00 Campanhas Públicas

A Endocrinologia e Metabologia está sempre presente no complexo ciclo da vida da mulher e esse importante acompanhamento é o tema da campanha pelo Dia Internacional da Mulher 2021, 8 de março.

Desde os primeiros dias de vida, quando um exame no pezinho do bebê pode diagnosticar algumas alterações endócrino-metabólicas, a presença do endocrinologista já se mostra necessária.

dia internacional da mulher

Depois, acompanhando todo crescimento, quando alguns hormônios podem ser de mais ou de menos, acompanhamos a  altura, o peso e avaliamos o surgimento dos primeiros sinais de um corpo mais juvenil.

A primeira menstruação é um grande marco. Vem a adolescência, símbolo de uma nova fase. Se os ciclos menstruais não estão acompanhando a tabela, se a pele ganhou espinhas e, às vezes, os pelos estão onde não deveriam existir, o endocrinologista está perto para orientar.

Os anos vão passando e as orientações dos endocrinologistas se adaptam, acompanhando os cuidados na alimentação, na atividade física, no controle do peso, na prevenção do diabetes, da obesidade e da osteoporose. Sem falar, na fase mais nobre da vida da mulher, a gestação.

Irritabilidade, labilidade de humor, inchaços, insônia e calores sinalizam a montanha russa dos hormônios femininos. Momento do ciclo da vida que precisa de uma atenção mais especial.

Mas neste caminho, outras glândulas pequenas, como a tireoide, paratireoide, hipófise e suprarrenal, podem provocar curvas, saltos, acelerações e desacelerações na vida da mulher. A Endocrinologia estará junto com vocês.

É um longo caminho, composto pelas muitas fases da mulher, em que os endocrinologistas estão sempre caminhando juntos com elas.

O principal é cuidar, apoiar e permitir que seja sempre um caminho de saúde e flores.

Essa é a homenagem da SBEM, através do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia (DEFA)  e da Comissão Temporária de Diversidade, Equidade e Inclusão (CT- DEI), a todas as mulheres pelo dia 8 de Março.

   dia internacional da mulher

Vocês merecem toda a atenção dos endocrinologistas.

Vejam as mensagens pelo Dia Internacional da Mulher, enviadas pela Dra. Denise Pires de Carvalho, endocrinologista associada da SBEM e reitora da UFRJ - a primeira mulher a assumir este cargo - e Dra. Margaret Castro, associada da SBEM e membro da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão.

A Campanha é desenvolvida pelo - DEFA - Dr. Alexandre Hohl (SC), presidente, e Dra. Karen de Marca (RJ) / - CT- DEI - Dr. Bruno Ferraz de Souza (SP), presidente,  Dra. Ticiana da Costa Rodrigues (RS) e Dra. Fernanda de Azevedo Correa / Comissão de Campanhas - Dra. Mariana Guerra Paulino Guerra (presidente), Dr. Emerson Cestari Marino (PR) e Dra. Carolina Ferraz da Silva (SP) / Comissão de Comunicação Social - Dr. Ricardo Meirelles (RJ), presidente.

 

Pro Endocrino setembro 2020
Universidade online SBEM 2021