Dia do Endocrinologista

relogio 31/08/2018 - 21:23 datas importantes

1 de Setembro é o Dia do Endocrinologista e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia criou uma logomarca para, a partir de agora, ser usada para lembrar a data.

A SBEM sugere que os endocrinologistas divulguem em seus sites e redes sociais, viralizando esse dia.

A SBEM parabeniza a todos os endocrinologistas brasileiros. 

A SBEM parabeniza a todos os endocrinologistas brasileiros. 

- Presidente da SBEM Nacional, Dr. Fábio Trujilho

“A Endocrinologia e Metabologia é uma especialidade desafiadora, movida pela grande velocidade com que os novos conhecimentos sobre os hormônios e metabolismo avançam, exigindo que o Endocrinologista seja um profissional dinâmico em busca de atualizações constantes para tratar seus pacientes com o que existe de mais atual, sempre atento com a ética e segurança.

Que esse desafio nos inspire a trabalhar de forma séria fortalecendo cada vez mais a nossa Especialidade.
Em nome da SBEM parabenizo os Endocrinologistas pelo seu Dia". 

- Presidente da Comissão de Campanhas da SBEM, Dra. Erika Parente.

“Como parabenizar nossos colegas endocrinologistas pelo seu dia? Nada mais justo que definir a relevância da arte de tentar entender a complexidade dos eixos hormonais e o metabolismo do corpo humano para ajudar as pessoas a terem mais saúde.

O que seria então tudo isso? Por definição, hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas do sistema endócrino ou por neurônios especializados que tem ação por todo o corpo regulando diversos tecidos e sistemas. Assim trabalha o endocrinologista, ajustando os eixos hormonais e seus complexos feedbacks.

E quanto ao metabolismo? Sim, esse não é menos complicado e por isso também fascinante. Originado a partir do termo grego metábole, que significa “mudança” ou “troca”, o metabolismo é o conjunto de transformações e reações químicas através das quais se realizam os processos de síntese e degradação, ou decomposição das células. 

E assim caminha a Sociedade de Endocrinologia e Metabologia Brasileira: mudando, inovando, procurando trazer o melhor da medicina baseada em evidências, com segurança, para as pessoas que precisam de mais saúde.” 

Ser Endocrinologista 

Para entender melhor o papel do endocrinologista, a atuação da SBEM, quais doenças acompanhadas por este especialista, o mercado de trabalho e o relacionamento diferenciado entre médico e paciente a Sociedade divulga uma palestra do Dr. Ricardo Meirelles, realizada no 33º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, CBEM 2018, na sessão das Ligas Acadêmicas.

“Não temos que lidar só com a ciência mas com o humanismo” – presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM, Dr. Ricardo Meirelles

 

cbaem 2019
Proendocrino set 2018