Dia 26 de Abril Marca Combate à Hipertensão Infantil

datas importantes

Dia 26 de Abril Marca Combate à Hipertensão Infantil

por site em 26 de abril de 2007


Nesta quinta-feira, 26 de abril, o Brasil concentra suas atenções em um problema que atinge milhões de pessoas: a hipertensão. O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, este ano, tem como tema: “A Hipertensão em Jovens e Crianças”, e será marcado por ações em todo o país.

Promovida pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), em parceria com prefeituras, empresas e universidades, a campanha tem como objetivo mostrar os riscos da hipertensão infantil e as melhores técnicas preventivas e de tratamento.

Segundo dados da SBH, o problema está cada vez mais presente em crianças e adolescentes, atingindo cerca de 3,5 milhões de pessoas nesta faixa etária.

A presidente do Departamento de Adrenal e Hipertensão da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Milena Caldato, alerta para a questão da obesidade. “O aumento do número de crianças com sobrepeso tem ligação direta com a maior incidência de hipertensão”, afirma.

Mas, além disso, “devemos pesquisar a existência de uma causa secundária, como as doenças adrenais e renais e os excessos de produção hormonal”, lembra.

Prevenção

Na maioria dos casos de hipertensão infantil, o tratamento não-medicamentoso é suficiente para normalizar a pressão arterial. Ele inclui a adoção de hábitos alimentares saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, dieta equilibrada e diminuição do peso.

Vale lembrar que a hipertensão evolui lentamente e de modo silencioso. Quando o problema é percebido, freqüentemente já está associado a graves alterações. Por isso, “recomendamos a aferição da pressão, pelo menos uma vez ao ano, inclusive nas crianças”, conclui.

Leia Mais: