Destaques do EBT 2020

relogio 06/11/2020 - 10:41 EBT

Terminou uma das edições mais desafiadoras do Encontro Brasileiro de Tireoide. O evento online teve recorde de inscrições - 3.400 inscritos - e também de acessos simultâneos, com mais de 1.300 pessoas acompanhando as palestras. 

Os depoimentos finais do presidente do Departamento, Dr. José Sgarbi; da presidente da Comissão Organizadora, Dra. Patrícia de Fátima; e da presidente da Comissão Científica, Dra. Janete Cerutti; era uma mistura de sensações, com alívio, orgulho e satisfação de terem alcançado um grande número de médicos para um amplo debate sobre a tireoide.

Na abertura do evento, o Dr. José Augusto Sgarbi agradeceu muito a todos e falou sobre a pandemia e a necessidade de mudança no formato. “Em quatro meses reconstruímos um novo EBT. O EBT da coragem e da ousadia. Agradeço o trabalho dedicado e eficiente das comissões, dos palestrantes e da SBEM Nacional no apoio no processo de transição do evento presencial para o virtual.”

Foram dois dias de muito debate com temas como câncer de tireoide, iodoterapia, agentes ambientais e função tireoidiana, doenças tireoidianas no idoso, testes moleculares em nódulos tireoidianos etc.

Informações Gerais do EBT 2020

A organização do Encontro passou várias informações importantes ao longo dos dois dias de atividades. As palestras realizadas no EBT Online 2020 ficarão disponíveis para os inscritos no evento por um período de três meses, a partir do dia 15 de novembro. O acesso será feito pela mesma área de login e senha usados durante o EBT. 

Os certificados estarão disponíveis no site do EBT, a partir do dia 10 de novembro, para os inscritos que tiveram 60%, no mínimo, de participação nas atividades. 

Premiações 2020 e Resultados 2018

No segundo dia de atividades, foram apresentados os selecionados para os Grants de Pesquisa 2020 e a apresentação dos dois projetos de 2018, além da divulgação do Prêmio Jovem Cientista. 

Resultado do Grant de Pesquisa - Básica e Clínica

  • Área Básica: Efeitos dos hormônios tireoidianos e seus receptores sobre a expressão do gene TERT em neoplasias de tireoide - Iuri Martin Goermman - Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre
  • Área Clínica: Perfil de MicroRNAs circulantes no câncer de tireoide: em busca de potenciais biomarcadores de diagnóstico - Natássia Elena Bufalo - Laboratório de Genética Molecular do Câncer do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Estadual de Campinas

Apresentação dos Projetos 2018

No último dia de evento, os vencedores dos Grants de Pesquisa 2018 apresentaram os resultados dos seus trabalhos. Os projetos foram apresentados pelos doutores Rafael Selbach Scheffel e Rodrigo Pinheiro Araldi.

  • Impacto da transferência do cuidado para atenção primária em pacientes com câncer diferenciado de tireoide: ensaio clínico randomizado - Dr. Rafael Selbach Scheffel
  • Estudo do papel da LIMD2 na transição epitélio-mesênquima no câncer de tireoide - Rodrigo Pinheiro Araldi

Prêmio Jovem Cientista - Básico, Clínico e Translacional

  • Básico: Disfunção mitocondrial como possível causa do hipotireoidismo em ratos diabéticos - Lucas Agostini - Universidade de São Paulo
  • Clínico: Undetectable postoperative calcitonin as a prognostic market long term disease-free survival in MTC patients: a cohort analysis - Marta Espíndola - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Translacional: Perfil mutacional dos carcinomas de células de hurthle da tireoide: mutações recorrentes da via WNT/B-catenina - Nathalie Oliveira de Santana – Universidade de São Paulo

Menção Honrosa - Pôster Oral

  • Atividade citotóxica do composto bioativo selênio-metionina em câncer de tireoide - Mariana Teixeira Rodrigues - UNIFESP

Sessão de Julgamento

Mais de 1.400 pessoas acompanharam um dos destaques do último dia de EBT Online: Sessão de Julgamento. Uma sessão interativa, criada na edição de 2018 do Encontro. A atividade teve uma boa repercussão. “Aprendemos ciência de uma forma descontraída”, disse o Dr. José Sgarbi ao final da atividade. 

Como um tradicional julgamento, a sessão teve juiz, promotor, advogado de defesa e testemunha. A acusação era se o hipotireoidismo subclínico era o culpado da doença aterosclerótica.

O Dr. Sgarbi foi o juiz, o Dr. Danilo Villagelin como promotor e o Dr. Gustavo Caldas, como advogado de defesa. A Dra. Laura Ward foi a testemunha de acusação.

No final, 599 participantes decidiram que o hipotireoidismo subclínico era culpado e 647 decidiram que era inocente. No total, 1.246 pessoas responderam a enquete.

Prêmio de Liderança e Pesquisa

A premiação da Dra. Laura Ward com o Prêmio de Liderança e Pesquisa do Departamento de Tireoide foi mais um momento especial da 19ª edição do EBT Online.

A especialista agradeceu a todos pela homenagem, em especial ao Dr. Danilo Villagelin (ex-aluno que indicou o nome dela ao prêmio). Ela lembrou também do momento em que recebeu a notícia, de forma virtual, de que havia sido a escolhida para ser homenageada, e destacou que foi muito emocionante. 

A médica falou da sua chegada ao Brasil ainda criança, da família, dos colegas de profissão, da vida acadêmica e das pesquisas realizadas. No final, dedicou o prêmio aos pais e as filhas.

O Dr. José Augusto Sgarbi abriu a homenagem e o Dr. Rui Maciel foi o responsável pela apresentação da Dra. Laura.

O próximo Encontro Brasileiro de Tireoide será em Goiânia, em 2022. O Dr. Victor Gervásio será o presidente da 20ª edição do EBT. 

EMBE 2019
COVID 19