Destaques do ADA 2011

relogio 28/06/2011 - 12:18 Notícias

Vários temas relacionados ao diabetes foram discutidos no 71st Scientific Sessions, da American Diabetes Association. Vitamina D, História do Diabetes e Hiperinsulina foram alguns dos destaques. Além dos highlights, a SBEM recebeu informes - através do Facebook - do Dr. Alexandre Hohl, presidente do Departamento de Andrologia e Endocrinologia Feminina da SBEM; dos jornalistas da ADA; e de comunicados oficiais da associação americana. Ao longo de todos os dias, foram publicadas notas, vídeos e fotos, no Facebook e Twitter da SBEM.

História do Diabetes e Hiperinsulinemia

Dr. Alexandre Hohl, presidente do Departamento de Andrologia e Endocrinologia Feminina da SBEM, comenta alguns pontos interessantes, direto de San Diego. O presidente do evento, Dr. Robert Henry, falou sobre a historia do diabetes, contando o passado, mostrando o presente e vislumbrando o futuro. Em seguida, a Banting Lecture foi feita pela Dra. Barbara Corkey. Ela falou sobre hiperinsulinemia e mostrou um modelo fisiopatológico, utilizando os conhecimentos da sua carreira.  Em um exemplo dado, em um sorvete napolitano apenas duas substâncias seriam alimento. O restante pode ter ações (e reações) não tão "benéficas" ao nosso organismo.

Look AHEAD  

Segundo Dr. Alexandre, houve grande expectativa pela apresentação do estudo Look AHEAD. Apesar dos resultados positivos no diabetes tipo 2, Dr. Alexandre considerou a perda de peso muito modesta e era esperado mais da mudança de estilo de vida a longo prazo.

Vitamina D

Sobre diabetes e vitamina D, Dr. Alexandre explica que os palestrantes (Dr. Hu e Dr. Pittas) concordam que existem evidências da relação entre a hipovitaminose D e o diabetes mellitus. Os pequenos estudos com suplementação de vitamina D em pacientes com diabetes não mostram benefício. Porém, faltam estudos clínicos randomizados controlados do uso de vitamina D, principalmente em pré-diabéticos.

Vivendo Mais Com Diabetes Tipo 1

Segundo estudo apresentado no ADA 2011, as pessoas com diabetes tipo 1 estão vivendo mais.  A pesquisa foi feita pelo Pittsburgh Epidemiology of Diabetes Complications Study. Os estudiosos descobriram que a expectativa de vida para aqueles que foram diagnosticados entre 1965 e 1980 foi de 15 anos a mais do que aqueles que foram diagnosticados entre 1950 e 1964. Durante o mesmo período de tempo, a expectativa de vida para as pessoas sem diabetes aumentou apenas um ano. Atualmente, a expectativa de vida para pessoas vivendo com diabetes tipo 1 é cerca de quatro anos a menos do que aqueles que não têm diabetes.

Diabetes e Aterosclerose


Dr. Theodore Mazzone apresentou palestra sobre o assunto, que, segundo ele, ainda precisa ser bastante explorado. Por causa da epidemia global de diabetes e obesidade, também se espera uma epidemia de doenças cardiovasculares relacionadas ao diabetes. "Obesos e diabéticos desenvolvem mudanças na composição lipoproteica. Essas mudanças afetam as paredes dos vasos e promovem aterosclerose, que leva a ataques cardíacos e derrames. As causas da aterosclerose acelerada em obesos e diabéticos são múltiplas. Ninguém sabe a resposta completa", explica o especialista.

Tecnologia e Informação

Uma das novidades da ADA deste ano ficou por conta da utilização das novas tecnologias e das mídias sociais no compartilhamento de informações. Foi o caso de algumas reuniões feitas pela IDF, transmitidas ao vivo via celular através do ustream. No Twitter, diversos congressistas postaram informações sobre as palestras, utilizando a tag #ada2011 e no Facebook, o destaque ficou para a publicação de fotos do evento pela International Diabetes Federantion em sua página. No youtube, foram publicados o highlights do congresso.

Facebook e Twitter da SBEM


Durante o 71st Scientific Sessions, o Twitter e Facebook da SBEM acompanharam todas as informações oficiais transmitidas pelos jornalistas da ADA, compartilhando post, tweets, vídeos, fotos e press releases oficiais do evento. Todo o conteúdo está disponível nos perfis da Sociedade.

Vídeos

 
 
 
 
 

Leia Mais:
EMBE 2019
Universidade online SBEM