Com muita tristeza que a SBEM Nacional informa o falecimento do Dr. Thomaz Cruz, na manhã do dia 14 de outubro. A Endocrinologia Brasileira está de luto e presta homenagens ao ex-presidente.
Homenagens e Carinho
Uma das últimas participações do Dr. Thomaz Cruz, em congressos da SBEM, aconteceu em 2016, durante o CBEM realizado na Costa do Sauipe, na gestão do Dr. Fábio Trujilho. Na ocasião, ele foi convidado a ministrar uma conferência onde fez um “verdadeiro passeio pela história da Endocrinologia”, como ele definiu. Logo no início da palestra brincou: “O bom de uma conferência é a gente poder falar o que tem vontade”.
O Dr. Thomaz se graduou em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, título de especialista de 1972, professor do CUMUC e do Medical College of Pennyslvania, chefe do Departamento de Medicina e coordenador do Colegiado da Residência Médica da UFBA.
O endocrinologista era sergipano e foi o responsável por trazer o primeiro Congresso de Endocrinologia para a Região Nordeste do país. Foi presidente da SBEM Bahia por 11 gestões, duas vezes, presidente do Congresso Brasileiro e presidente da SBEM Nacional nas gestões 1974 a 1976 e de 1996 a 1998.
A notícia deixou a especialidade triste e diversos endocrinologistas mandaram mensagens para homenagear o Dr. Thomaz.
Dra. Alcina Vinhaes –
“Uma figura importante na nossa FMB. Foi um mestre generoso na democratização do seu robusto saber médico. Um cidadão ético, muito culto e sempre disponível para seus alunos e pacientes. Deixa saudades e muitos legados. A SBEM perde um MESTRE, um amigo, um grande homem.”
Dr. Joaquim Custódio -
“Sou um agraciado por ter convivido com o Prof. Dr. Thomaz Cruz! Sem dúvida, uma das mentes mais brilhantes que já conheci, o que se estende para além da Medicina. O conheci como estudante de graduação da FMB-UFBA, e pude estreitar mais meu contato quando me tornei Residente de Endocrinologia do serviço por ele chefiado, no Hospital Universitário da UFBA. Pouco tempo depois, tive a grata satisfação de ser convidado por ele para ser seu Tesoureiro, na sua última gestão como presidente da SBEM Bahia (2013-2014), e a imensa honra de tê-lo como vice em meus dois mandatos como presidente da SBEM Bahia (2015-2016 e 2017-2018). Conversei com ele pela última vez há 15 dias, apesar de debilitado demonstrava alegria, sempre muito perspicaz! Deixará muitas saudades como exemplo de dedicação à ciência médica e à história da Medicina!”
Dr. Fábio Trujilho –
“Dr. Thomaz foi uma referência para a Endocrinologia, inclusive tendo sido presidente da SBEM Nacional em duas ocasiões. Na Bahia, formou um grande número de endocrinologistas, admirado por todos e foi um exemplo em como exercer a Endocrinologia com ética e inteligência. Particularmente, apesar de não ter sido formado na Bahia, aprendi muito com seus ensinamentos tanto cientificamente como politicamente. Seus conselhos e apoios foram cruciais para meu crescimento profissional. Apesar de sabermos que a vida é breve e frágil, esta é uma perda que me abate muito. Um dia triste para a Endocrinologia brasileira.”
Dra. Reine Marie Chaves (chamada por ele de "minha pupila dileta”) -
"A Endocrinologia Baiana está órfã de seu pai! Nós, alunos deste grande mestre estamos todos enlutados. Professor, médico, amigo administrador, empreendedor, ele se destacou em tudo que fez e deixou uma marca importante na vida de cada um que ele acolheu, orientou e incentivou! Agradeço a Deus a oportunidade de tê-lo tido na minha caminhada de vida! E neste momento a minha gratidão se faz eterna! Que a Espiritualidade Superior o conduza à Luz , para que ele continue brilhando de onde estiver e encontre a merecida paz com a certeza de uma missão cumprida entre nós."
Dr. Ricardo Meirelles –
“O Thomaz tinha uma oratória invejável e uma cultura enciclopédica, além do extenso conhecimento endocrinológico. Sua esposa, Malu, é exímia pianista (tenho vários cds dela), e lembro de uma ocasião, num restaurante em Paris, onde os garçons cantavam, em que o Thomaz a indicou para tocar, e cantamos muito, juntos. Vai fazer falta.”
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
Enquanto a vacinação não se inicia, é importante a manutenção do isolamento e distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19. Vejam algumas das informações na s...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Currículo do Dr. Fábio Trujilho
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Os trabalhos já iniciaram para a organização do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia que acontecerá em São Paulo. A Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente do CBEM 2022, fala sobre o planejam...
Dr. João Modesto, presidente do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia 2021, fala sobre o planejamento e as expectativas para o evento em João Pessoa.
O formato mudou e se adaptou ao novo normal e de quatro dias, o evento passou a oito dias. Vejam alguns dos momentos do e-CBEM 2020, em entrevistas, premiações, vídeos e reportagens.
São diversas informações sobre problemas endocrinológicos e as principais orientações. Dicas, respostas às dúvidas de internautas e muito mais, sempre sob a consultoria dos maiores especi...