Dr. Luiz Cesar Povoa - figura ímpar na endocrinologia. Ficamos tristes com sua partida, mas o seu legado de cultura e perseverança sempre será nosso guia e estímulo em nossas vidas...
Amigos e parentes se despediram do Dr. Luiz César Póva neste domingo, na sede do Flamengo, no Rio de Janeiro.
O endocrinologista faleceu no sábado, em Búzios, durante o Encontro Anual do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro. Segundo amigos, era um desejo dele: na hora de partir estive no Encontro. O evento foi um dos criado pelo Dr. Póvoa e estava em sua quadragésima primeira edição.
O Instituto e o Flamengo eram duas de suas maiores paixões. Vários amigos foram chegando à sede do Clube de Regatas do Flamengo para os momentos de despedida. O velório foi realizado no clube que estava com a bandeira a meio-mastro.
A frase mais dita durante entre os que estiveram no Flamengo nesta manhã nublada no Rio de Janeiro foi "perdemos um amigo". Nessa hora não dá para falar muito e, por isso, a SBEM Nacional pede para que seus sócios deixem mensagens aqui no site ou na página da SBEM no Facebook, para que seja feita uma homenagem ao endocrinologista.
Mensagens:
Dr. Airton Golbert - presidente da SBEM Nacional
Prezados familiares e queridos amigos da endocrinologia:
O Luiz Cesar foi uma das mais proeminentes personalidades da medicina do Rio de Janeiro e da Endocrinologia Brasileira. Foi responsável direto por muito do que temos hoje, em termos de ensino e de idealização de eventos científicos que se tornaram tradicionais em nosso meio, como o Encontro do IEDE, - cuja edição deste ano, justamente, coincidiu com a partida de nosso amigo. Luiz Cesar se foi, mas suas marcas permanecem. Dentre elas, destaco, também, a realização de um dos seus “filhos prediletos”, como ele gostava de chamar, o livro da História da Endocrinologia no Brasil.
Desde já, a sua ausência está sendo muito sentida, mas fica em cada um de nós o exemplo de seu entusiasmo e trabalho pelo desenvolvimento da endocrinologia, além da gratidão por sua inestimével colaboração para com a SBEM. A lembrança de Luiz César será um eterno estímulo para que continuemos.
Muito obrigado, querido colega e amigo!
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
Enquanto a vacinação não se inicia, é importante a manutenção do isolamento e distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19. Vejam algumas das informações na s...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Saiba quais os endocrinologistas que estão compondo as 18 Comissões da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, gestão 2021-2022.