Será que a população sabe dos riscos e cuidados em relação à dislipidemia na infância? Para a Dra. Cynthia Valério, presidente do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM Nacional, esse era um questionamento importante, que poderia direcionar as campanhas públicas e rastreamento da doença.
Por isso, durante a última campanha pelo Dia Nacional de Combate ao Colesterol, foi realizado um levantamento - no período de 5 a 25 de agosto - em diversos estados brasileiros, através de um trabalho em conjunto com as Regionais da SBEM.
O público-alvo para responder os questionários foram os adultos, com filhos entre 2 e 18 anos, que eram abordados pelos profissionais de saúde em hospitais, ambulatórios, escolas e praças, durante as atividades da Campanha.
De acordo com a endocrinologista, os resultados foram surpreendentes. “Durante a campanha tivemos uma grande adesão dos Estados. Alguns com uma maior participação, totalizando 1.364 pessoas abordadas”, pontuou. Os dados foram informados durante a realização de um webmeeting da SBEM, de acesso restrito aos associados da SBEM.
A maioria dos participantes era do sexo feminino, com média de idade de 41 anos. Em relação à faixa etária das crianças, o Departamento optou por uma divisão dos questionários em grupos. O grupo 1 era de crianças entre 2 a 8 anos; o grupo 2, de 9 a 11 anos; e o grupos 3 de 12 a 18 anos. As perguntas da pesquisa incluíam também o histórico familiar.
Ao final do levantamento, foi identificada uma deficiência significativa de conhecimento por parte da sociedade sobre a doença. "A falta de informação sobre dislipidemia infantil é um problema real. Até 25,3% dos indivíduos desconhecem a sua existência. A falha do screening de 24%, observada em grandes centros, aponta problemas no rastreamento da dislipidemia infantil na população e a importância da atuação do pediatra/endocrinologista para a reversão deste quadro", concluiu a Dra. Cynthia. (foto Celso Pupo/SBEM/DC Press).
Confira alguns gráficos da pesquisa.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
A AMB, as associações estaduais de médicos e as sociedades de especialidade acabam de criar uma Força-Tarefa AMB Covid-19 para atender, em caráter de urgência, em qualquer lugar do país, à...
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.