Desabastecimento do Thyrogen

relogio 01/04/2011 - 16:41
A Genzyme, fabricante do Thyrogen, emitiu um comunicado oficial aos médicos informando que haverá um desabastecimento temporário do medicamento no Brasil e em outros países. De acordo com o laboratório, o problema ocorre devido a uma limitação da capacidade de produção na fábrica nos Estados Unidos e o produto deverá voltar ao mercado brasileiro em junho/julho de 2011.

Ainda segundo o comunicado, a empresa está trabalhando para minimizar o problema e para conseguir liberar o produto o mais rápido possível junto às autoridades locais.

Como medida para reduzir o impacto da redução dos estoques, a Genzyme reitera, também, a necessidade de restringir o uso do TSH recombinante neste período aos pacientes que não possam protelar a realização dos exames ou procedimentos, nem possam se expor ao risco de se submeter a hipotireoidismo durante o período de redução da disponibilidade do produto.

Durante o período de desabastecimento, a empresa e a SBEM recomendam, quando possível, o adiamento da realização de exames e procedimentos. No caso de necessidade de procedimentos imediatos, eles devem ser feitos com a suspensão do uso de hormônio tiroidiano para promover aumento do TSH endógeno.

O exame com Thyrogen deve ser prescrito apenas para os casos em que a interrupção do uso de hormônio tiroidiano acarrete riscos para o paciente, como nos portadores de insuficiência cardíaca passível de descompensação, casos de depressão com risco de agravamento e suicídio pela suspensão do hormônio tiroidiano e profissionais que desempenhem tarefas de risco (pilotos, motoristas e operadores de máquinas perigosas), em que a lentidão de raciocínio pela falta do hormônio tiroidiano possa oferecer perigo.

A Genzyme finaliza o comunicado pedindo desculpas pelo transtorno e se colocando à disposição para maiores esclarecimentos através de nossos representantes locais ou através do SAC – 0800-7712373