Debates sobre os Transtornos Alimentares

Eventos Médicos

Debates sobre os Transtornos Alimentares

por site em 15 de abril de 2021


No último fim de semana cerca de 400 participantes de diversos estados brasileiros e também da Argentina, México, Estados Unidos e outros países estiveram no Rio de Janeiro para debater sobre os transtornos alimentares.  O XIV Congresso do Capítulo Hispano Latino-americano de Transtornos Alimentares aconteceu pela primeira vez no Brasil.

  • Na foto, Dra. Hermelinda Pedrosa, presidente da SBD; Dra. Katia Nogueira, presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Dra. Claudia Pieper, presidente do evento; Dra. Eva Trujillo e Dra. Juana Poulisis, Academy for Eating Disorders; e Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação da SBEM e diretor do IEDE.

O evento teve como presidente a endocrinologista Claudia Pieper, e contou com o apoio de diversas sociedades científicas brasileiras na área da endocrinologia como a SBEM, Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Associação de Ensino e Pesquisa do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro (ASSEP) e Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). A comissão organizadora contou, também, com o trabalho das doutoras Simone Freitas e Fabia Campos.

A Dra. Claudia explica que, dentro da programação, a proposta foi contemplar os principais distúrbios endócrinos e metabólicos e a interface com os transtornos alimentares. “O resultado foi acima de qualquer expectativa. Parece uma frase feita, mas foi o que realmente aconteceu e queremos agradecer a todas as Sociedades Científicas que nos apoiaram na iniciativa”, enfatizou a Dra. Claudia.

Claudia Pieper

O Dr. Rodrigo Moreira, presidente da SBEM Nacional, enviou uma mensagem de boas vindas aos participantes, e na mesa de abertura, o Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM e ex-presidente da Nacional, representou a Sociedade, além de participar como palestrantes do Congresso.

Na programação, a presença de mais um ex-presidente da SBEM (gestão 2017/2018), o Dr. Fabio Trujilho, que conversou com a reportagem da SBEM, mencionando a diversidade dos temas e do interessante formato multiprofissional do Congresso. “É um evento com um estilo diferente, que reuniu diversas áreas do tratamento dos transtornos alimentares. Esse contato, com a visão do problema de colegas de outros países, foi bastante enriquecedora”, comentou o Dr. Trujilho.

fabio trujilho

Presença da presidente da SBD, Dra. Hermelinda Pedrosa; da Dra. Eva Trujillo, ex-presidente da Academy for Eating Disorders (promotora do evento); Dra. Cynthia Valério, presidente do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM; além de nomes internacionais da área como a Dra. Pamella Keel, Dra. Olga González, Dra. Kendra Becker, Dr. Emílio Compte, Dra. Juana Poulisis.

Endocrinologia e Transtornos Alimentares

Continuando o trabalho de divulgação da SBEM, em relação ao uso inadequado de anabolizantes, o Dr. Clayton Macedo, presidente da CTEEE (Comissão Temporária de Endocrinologia do Exercício e Esporte da SBEM) participou da programação e apresentou a campanha Bomba Tô Fora. Além da abordagem sobre o problema, o médico mostrou o vídeo que está nas redes sociais e a reação da plateia foi excelente.

Após a palestra, o Dr. Clayton conversou com diversos participantes para ampliação da campanha em outros segmentos.

clayton macedo

O Dr. Ricardo Meirelles trouxe para o debate a influência hormonal na Peri menopausa e a vulnerabilidade para a abertura de um quadro de transtorno alimentar. Segundo o endocrinologista, não é a falta de hormônios que levaria a esta vulnerabilidade, mas existe uma redistribuição da gordura corporal que passa a ficar mais localizada em abdômen, como no homem. Na palestra, ele mencionou a existência de uma perda da identidade corporal muitas vezes e, com isso, ocorre nas mulheres – com predisposição psicológica -, uma busca por uso excessivo da prática de atividade física, fórmulas para emagrecer, uso  de laxantes  etc.

Encerramento e Trabalhos

Como última atividade do Congresso, foram apresentados 16 temas livres. Uma dinâmica diferente e que reuniu um ótimo público na sessão de encerramento. Após as apresentações, a comissão científica, presidida pela Dra. Eva Trujillo, anunciou os vencedores. A próxima edição do evento será no México, em 2021.(fotos Celso Pupo/DC Press)

Na foto, a comissão organizadora – Dra. Claudia Pieper, Dra. Simone Freitas e Dra. Fabia Campos.