Debates sobre os Transtornos Alimentares

relogio 11/09/2019 - 11:42 Eventos Médicos

No último fim de semana cerca de 400 participantes de diversos estados brasileiros e também da Argentina, México, Estados Unidos e outros países estiveram no Rio de Janeiro para debater sobre os transtornos alimentares.  O XIV Congresso do Capítulo Hispano Latino-americano de Transtornos Alimentares aconteceu pela primeira vez no Brasil.

  • Na foto, Dra. Hermelinda Pedrosa, presidente da SBD; Dra. Katia Nogueira, presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro; Dra. Claudia Pieper, presidente do evento; Dra. Eva Trujillo e Dra. Juana Poulisis, Academy for Eating Disorders; e Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação da SBEM e diretor do IEDE.

O evento teve como presidente a endocrinologista Claudia Pieper, e contou com o apoio de diversas sociedades científicas brasileiras na área da endocrinologia como a SBEM, Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Associação de Ensino e Pesquisa do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro (ASSEP) e Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). A comissão organizadora contou, também, com o trabalho das doutoras Simone Freitas e Fabia Campos.

A Dra. Claudia explica que, dentro da programação, a proposta foi contemplar os principais distúrbios endócrinos e metabólicos e a interface com os transtornos alimentares. “O resultado foi acima de qualquer expectativa. Parece uma frase feita, mas foi o que realmente aconteceu e queremos agradecer a todas as Sociedades Científicas que nos apoiaram na iniciativa”, enfatizou a Dra. Claudia.

Claudia Pieper

O Dr. Rodrigo Moreira, presidente da SBEM Nacional, enviou uma mensagem de boas vindas aos participantes, e na mesa de abertura, o Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM e ex-presidente da Nacional, representou a Sociedade, além de participar como palestrantes do Congresso.

Na programação, a presença de mais um ex-presidente da SBEM (gestão 2017/2018), o Dr. Fabio Trujilho, que conversou com a reportagem da SBEM, mencionando a diversidade dos temas e do interessante formato multiprofissional do Congresso. “É um evento com um estilo diferente, que reuniu diversas áreas do tratamento dos transtornos alimentares. Esse contato, com a visão do problema de colegas de outros países, foi bastante enriquecedora”, comentou o Dr. Trujilho.

fabio trujilho

Presença da presidente da SBD, Dra. Hermelinda Pedrosa; da Dra. Eva Trujillo, ex-presidente da Academy for Eating Disorders (promotora do evento); Dra. Cynthia Valério, presidente do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM; além de nomes internacionais da área como a Dra. Pamella Keel, Dra. Olga González, Dra. Kendra Becker, Dr. Emílio Compte, Dra. Juana Poulisis.

Endocrinologia e Transtornos Alimentares

Continuando o trabalho de divulgação da SBEM, em relação ao uso inadequado de anabolizantes, o Dr. Clayton Macedo, presidente da CTEEE (Comissão Temporária de Endocrinologia do Exercício e Esporte da SBEM) participou da programação e apresentou a campanha Bomba Tô Fora. Além da abordagem sobre o problema, o médico mostrou o vídeo que está nas redes sociais e a reação da plateia foi excelente.

Após a palestra, o Dr. Clayton conversou com diversos participantes para ampliação da campanha em outros segmentos.

clayton macedo

O Dr. Ricardo Meirelles trouxe para o debate a influência hormonal na Peri menopausa e a vulnerabilidade para a abertura de um quadro de transtorno alimentar. Segundo o endocrinologista, não é a falta de hormônios que levaria a esta vulnerabilidade, mas existe uma redistribuição da gordura corporal que passa a ficar mais localizada em abdômen, como no homem. Na palestra, ele mencionou a existência de uma perda da identidade corporal muitas vezes e, com isso, ocorre nas mulheres - com predisposição psicológica -, uma busca por uso excessivo da prática de atividade física, fórmulas para emagrecer, uso  de laxantes  etc.

Encerramento e Trabalhos

Como última atividade do Congresso, foram apresentados 16 temas livres. Uma dinâmica diferente e que reuniu um ótimo público na sessão de encerramento. Após as apresentações, a comissão científica, presidida pela Dra. Eva Trujillo, anunciou os vencedores. A próxima edição do evento será no México, em 2021.(fotos Celso Pupo/DC Press)

Na foto, a comissão organizadora - Dra. Claudia Pieper, Dra. Simone Freitas e Dra. Fabia Campos. 

 

EMBE 2019
Universidade online SBEM