Debate sobre Tributação das Bebidas Adoçadas

relogio 07/06/2021 - 11:59 Notícias

No dia 10 de junho, das 15h às 16h30, será realizado o webinar sobre tributação das bebidas adoçadas com o lançamento do relatório da OPAS/ACT Promoção da Saúde. A abertura do evento contará com a participação do Dr. Cesar Boguszewski, presidente da SBEM Nacional.

O evento é uma realização da ACT Promoção da Saúde e OPAS/OMS, e tem apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), o debate tem como objetivo propor um aumento de impostos e, com isso, uma maior redução do consumo de açúcar, evitando problemas de saúde relacionados à alimentação - como a obesidade e o diabetes - especialmente entre as populações mais jovens e de menor renda.

“No contexto da pandemia da COVID-19, os impostos de saúde se tornam ainda mais estratégicos. Os serviços de saúde estão sobrecarregados para dar resposta à COVID-19, demandando recursos financeiros e humanos adicionais”, afirma Socorro Gross, da OPAS/OMS. “Estes impostos podem ser uma alternativa viável para fortalecer a capacidade do país no enfrentamento da COVID-19, pois têm potencial para gerar receitas estáveis e previsíveis no curto a médio prazo e reduzir os custos da saúde no longo prazo”. 

A transmissão será pelo canal da OPAS no Youtube.

 

 

Pro Endocrino setembro 2020
COVID 19