Debate sobre Endocrinologia Pediátrica

Eventos Médicos

Debate sobre Endocrinologia Pediátrica

por site em 13 de abril de 2015


Os exames de imagem em crianças são fundamentais para o diagnóstico e este foi um dos temas da discussão de casos em mais uma Jornada Pediátrica. O evento aconteceu no Hotel Windsor Flórida, no Flamengo, no Rio de Janeiro, no último final de semana.

A Dra. Claudia Braga, Dra. Maria Alice Neves Bordallo, Dra. Marilia Martins Guimarães, Dr. Paulo Ferrez Collett- Solberg, Dr. Renato Torrini e Dra.Vera Leal foram os responsáveis pela coordenação. Foram 50 pessoas participantes, dentro das expectativas do Departamento.

Um dos assuntos abordados foi “Particularidades das indicações de exame de imagem em crianças”, abordado pela Dra. Miriam Teresa Capetti Porto, do Hospital Jesus.

A médica, que além de pediatra também é especialista em radiologia, falou sobre os benefícios, os tipos e os cuidados necessários. “Por diversas vezes recebemos pedidos de exames sem a especificação que o endocrinologista precisa. Em alguns casos, os pais das crianças tem dificuldade de explicar as particularidades. É preciso que todos sejam claros em seus pedidos, para que haja uma boa interação e possamos ajudá-los com rapidez”, declarou.  

Além disso, a especialista enfatizou o cuidado e o carinho que é necessário ter com a criança na hora do exame. “Independente de qual for, é importante deixar a criança bem à vontade e a mãe próxima para que o paciente não fique acuado, e o procedimento seja feito com sucesso”, declarou.  

Para a Dra. Claudia Braga o contato entre os especialistas é fundamental. “A interação do radiologista com o endocrinologista é importante porque agrega pontos positivos ao diagnóstico e acelera o resultado do paciente. Além disso, o exame radiológico sempre nos ajuda nos casos mais delicados e urgentes”, declarou.

O evento abordou outras pautas relacionadas ao tema como “Exames de Imagem em Abdômen” e “ Exame de Imagem do SNC”. As atividades práticas possibilitaram os médicos a responderem quais exames deveriam ser solicitados em determinadas situações, e interpretar exames de imagem.