Curso sobre Metabolismo Ósseo

relogio 17/05/2019 - 10:00 Cobertura de Eventos

Mais um ano com resultados muito positivos do Curso de Imersão em Metabolismo Ósseo – 3º CIMO. “Foi um sucesso de público, financeiro e educacional”, como explicou o presidente do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral e do CIMO, Dr. Miguel Madeira.

Foram dois dias de muito aprendizado, onde a programação abordou desde a parte inicial de fisiologia até o diagnóstico das doenças ósseas. O Dr. Miguel destacou a grande interação do público, com muitas perguntas e questionamentos ao final de cada etapa das apresentações. “Atingimos a meta de trazer o osteometabolismo para dentro do debate da endocrinologia, engajamento o especialista. Essa é uma das funções do Departamento”.

A adequação de cálcio e vitamina D vem gerando dúvidas e foi um tema que chamou bastante atenção. O Dr. Miguel mencionou, também, o interesse em relação ao tempo de tratamento e quais as opções existentes, assim como a doença osteometabólicas em crianças.

“O Departamento tem a função de explicar a importância dos cuidados com a osteoporose, que é uma doença muito prevalente e pouco diagnosticada que podem se complicam para fraturas”. O Dr. Miguel lembrou que as fraturas têm uma morbimortalidade, principalmente as de quadril, maiores do que as doenças cardiovasculares e cérebro-vasculares, por exemplo. “Com isso, acabamos subdiagnosticando e subtratando fraturas, que poderiam ser prevenidas se as medidas anteriores tivessem sido tomadas”.

Foram, ao todo, 13 tópicos na programação, reunindo 30 palestrantes. A cobertura dos debates foi feita em tempo real nas redes sociais da SBEM Nacional.   

Na foto, o Dr. Miguel Madeira e Dra. Carolina Moreira, presidente e ex-presidente do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da SBEM, respectivamente. 

cimo 2019

cimo 2019

cimo 2019

EMBE 2019
Pro Endocrino setembro 2019