Uma das primeiras atividades do CBAEM/COPEM foi o Curso Pré-Congresso “Desintometria Óssea para Endocrinologistas”, realizado na manhã do dia 24 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O tema chamou a atenção dos congressistas e reuniu uma grande quantidade de pessoas dentro da sala, que atingiu sua lotação máxima.
O primeiro a falar foi o Dr. José Augusto Sisson de Castro, que apresentou o tópico “Indicação Atual para o Exame da Desintometria Óssea segundo a ISCD e SBDens. Ele chamou a atenção para as diferenças étnicas entre as populações, que podem interferir nos fatores de risco de fraturas nas pessoas.
Citando estudos atuais, Dr. José Augusto afirmou que diabetes, hiperparatireoidismo, níveis baixos estrogênicos e de testosterona, anorexia, depressão, pós cirurgia bariátrica, entre outros, podem ser considerados fatores de risco para presença de faturas na maioria dos casos. De acordo com ele, o endocrinologista tem papel fundamental no tratamento de problemas ósseos, já que muitos fatores estão relacionados a problemas hormonais.
O especialista disse ainda que os medicamentos já usados pelos pacientes também devem ser levados em consideração. “Sabemos substâncias como corticóides, medicamentos para câncer em várias fases, hormônios tireoidianos, entre outras, interferem na massa óssea e isso deve ser investigado”, afirma.
O segundo tema do curso, “Leitura Clínica do Exame: Cuidado com as Armadilhas” foi apresentado pela Dra. Chyntia Brandão. A especialista chamou a atenção para os diversos fatores que podem influenciar na interpretação dos exames de massa óssea. “Piercing, próteses de silicone e gênero maculino ou feminino são alguns deles”, afirmou. Dra. Chyntia exemplificou a palestra através de slides com raios-x que podem fazer com que ocorram os erros de interpretação.
Outro tema que chamou bastante atenção no curso foi “Crianças e Adolescentes: Quando Pedir e como Diagnosticar?”, apresentado pelo Dr. Luiz Cláudio de Castro. Na palestra, o especialista falou sobre as dificuldades de diagnóstico em crianças, já que, apesar de doenças de impacto negativo nos ossos, a maioria delas são aparentemente saudáveis. “A maior parte das fraturas acontecem quando elas estão brincando ou praticando esportes”, afirma.
Segundo Dr. Luiz Cláudio, na interpretação dos dados e na solicitação de exames, devem ser levadas em consideração as características fisiológicas do crescimento. “Quando crescemos, não ganhamos apenas massa óssea, mas mudamos o formado do nosso esqueleto, sofremos alterações na composição corporal, hormonal, o que interfere na qualificação óssea”, explica.
Na sequência, o Dr. Luiz Griz falou sobre a “Investigação Clínica da Osteoporose Dintométrica”, o Dr. João Lindolfo Borges apresentou o tema “Medicações para Osteoporose e seu Risco de Fratura” e o Dr. Sergio Stesuo Madea comentou o tópico “Ferramentas para Monitoração do Tratamento”.
Confira algumas fotos:
Visão geral da sala: lotação esgotada
Dr. José Augusto Sisson de Castro
Dr. Luiz Cláudio de Castro
Dra. Chyntia Brandão
Leia mais:
O formato mudou e se adaptou ao novo normal e de quatro dias, o evento passou a oito dias. Vejam alguns dos momentos do e-CBEM 2020, em entrevistas, premiações, vídeos e reportagens.
Durante a reunião do Conselho Deliberativo, a Regional Pernambuco apresentou a candidatura e será a sede do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia 2024.
A Diretoria da SBEM e a Comissão Organizadora do CBEM 2020 tomaram a decisão de mudar o evento para o modelo digital (online). A duração do Congresso também foi alterada, e ampliada, para o per...
Diante da pandemia, toda a grandiosidade da data e os festejos programados ficaram em segundo plano. Que o nosso CBEM 2020 seja o ponto alto do nosso recomeço... e que Brasília seja feliz também com nosso reencontro em set...
Começo de ano com muitas atividades já marcadas na agenda dos endocrinologistas. Além do CBEM, que acontece entre os dias 2 e 6 de setembro, em Brasília, DF, os Departamentos e Regionais também organizam seu ...
Algumas características da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio endocrinológico mais comum em mulheres na idade fértil, também poderiam ser desenvolvidas nos homens. É...
Pesquisa sobre diabetes gestacional, atendidas em ambulatório no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, ganha destaque internacional. O sono, o humor e o ritmo circadiano foram avaliados.
A quinta-feira, 25 de março, começou com uma notícia muito triste para a Endocrinologia Brasileira. Faleceu, pela manhã, de Covid-19, o Dr. Luiz Alberto Susin. Ele esteve à frente da Regional da SBEM SC, dire...
Quais alimentos devem compor a lancheira de uma criança para manter uma alimentação saudável? Para auxiliar os pais no processo de escolha e preparação dos lanches dos filhos, a SBEM e a Abeso divulgam...