Copa do Mundo e a Endocrinologia

relogio 20/06/2018 - 11:53 Atividade Fisica

Mesmo para quem não gosta de futebol, não há como ficar alheio às notícias sobre a Copa do Mundo na Rússia. Os olhos do mundo estão voltados para a maior competição na área e, por isso, diversas situações vão se misturando ao tema.

É um período, por exemplo, para muitas pessoas resolverem começar a praticar uma atividade física, motivadas pela Copa, assim como acontece com as Olimpíadas. É o momento de ter mais atenção com mudanças de hábitos.

O Dr. Ricardo Oliveira, membro da Comissão Temporária para o Estudo da Endocrinologia, Exercício e Esporte, falou sobre o envolvimento da população e como isso também reflete nos consultórios dos endocrinologistas. “São mais pessoas praticando esportes e buscando orientações adequadas sobre a conduta na área de atividade física”, disse na entrevista.

Ele esclarece que a SBEM vem se preocupando em atualizar os especialistas na área, pelo fato da Endocrinologia e a Metabologia estarem tão ligadas a todas as reações no organismo dos atletas e de quem busca novas práticas esportivas.


Nas Redes Sociais

Levar o assunto para as redes sociais é importante já que diversas informações equivocadas que podem surgir, prejudicando a saúde. Nessa época são milhares de publicações circulando, principalmente no Twitter e Instagram. 

A SBEM irá compartilhar sobre os cuidados com a prática da atividade física, que possam auxiliar pessoas a iniciar uma prática esportiva e dará esclarecimentos sobre os cuidados necessários a quem é atleta. Outra linha tem sido adotada por entidades internacionais que estão divulgando fatos interessantes, ligados ao futebol, como a International Diabetes Federation. A IDF utiliza o Twitter, durante os jogos para falar sobre o número de diabéticos nos países que estão entrando em campo. Ela também destacou a presença do jogador da Espanha, Nacho Fernandez, que tem diabetes tipo 1, desde 12 anos.

Leia também:

 

Copa do Mundo

Copa do Mundo e diabetes

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019