No dia 31 de dezembro de 2019/12, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema único de Saúde (CONITEC) abriu uma chamada Consulta Pública para discutir a incorporação da sibutramina para o tratamento da obesidade no SUS. O parecer deste órgão foi contrário à incorporação, mas dependendo do resultado da Consulta Pública, é possível reverter a situação. O prazo para envio de sugestões é curto e termina em 20 de janeiro. (foto Celso Pupo/DC Press)
Tratamento da Obesidade
A obesidade é uma doença crônica e multifatorial, que compromete a saúde física e mental, limita a vida produtiva e reduz a expectativa de vida. A Dra. Maria Edna esclarece que as orientações para mudanças de estilo de vida são sabidamente pouco efetivas, pois a regulação do apetite e do gasto energético são complexas e estão alteradas em indivíduos com obesidade. “Muitos indivíduos precisarão de medicação como adjuvante para perda de peso. No Brasil existem quatro medicamentos aprovados para o tratamento da obesidade, mas nenhum está disponível no SUS. A sibutramina é um medicamento de fácil utilização e baixo custo, sendo a opção mais factível para incorporação no SUS”.
A endocrinologista explica que o medicamento foi descontinuado em muitos países, entretanto a manutenção da comercialização no Brasil foi feita após após ampla discussão entre profissionais de saúde e a ANVISA. “O estudo de desfechos cardiovasculares (SCOUT Study) incluiu 90% dos pacientes com contraindicações em bula para a sibutramina, com isso os dados de segurança não podem ser extrapolados para a população geral”.
Prazo e Como Participar
A preocupação da SBEM e das Sociedades Médicas envolvidas é em relação ao prazo de encerramento da CP que é 20 de janeiro, ou seja, existe pouco tempo para a mobilização e em um período que muitas pessoas estão de férias.
A participação é aberta e qualquer pessoa pode incluir sua opinião sobre o assunto.
Para auxiliar médicos e o público a participarem, a Dra. Maria Edna de Melo, membro do Departamento de Obesidade da SBEM Nacional, preparou um passo a passo para auxiliar no preenchimento e envio das opiniões.
A SBEM reforça que é importante ampliar as opções de tratamento para os pacientes que são atendidos no SUS e, por isso, a participação de todos é fundamental.
Imagens para entender o preenchimento - o procedimento precisa de apenas três cliques e não esqueça de finalizar clicando em "gravar".
Você também pode comentar quais aspectos podem ser abordados. E também:
- Qual a importância da perda de peso para a saúde do indivíduo com obesidade?
- Qual a efetividade das orientações para dieta e atividade física, como as disponibilizadas no SUS hoje, na perda de peso?
- Por que é importante o uso de medicamentos no tratamento da obesidade em alguns pacientes?
- Você trabalha no SUS? Se sim, como você trata os pacientes com obesidade? A falta de medicamentos prejudica o tratamento?
- Qual a resposta habitual dos seus pacientes em uso de sibutramina? A medicação ajuda na perda de peso? Quais os efeitos colaterais mais comuns?
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
Enquanto a vacinação não se inicia, é importante a manutenção do isolamento e distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19. Vejam algumas das informações na s...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Saiba quais os endocrinologistas que estão compondo as 18 Comissões da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, gestão 2021-2022.