Consulta Pública sobre Sibutramina no SUS

Notícias

Consulta Pública sobre Sibutramina no SUS

por site em 8 de janeiro de 2020


No dia 31 de dezembro de 2019/12, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema único de Saúde (CONITEC) abriu uma chamada Consulta Pública para discutir a incorporação da sibutramina para o tratamento da obesidade no SUS. O parecer deste órgão foi contrário à incorporação, mas dependendo do resultado da Consulta Pública, é possível reverter a situação. O prazo para envio de sugestões é curto e termina em 20 de janeiro. (foto Celso Pupo/DC Press)

Tratamento da Obesidade

A obesidade é uma doença crônica e multifatorial, que compromete a saúde física e mental, limita a vida produtiva e reduz a expectativa de vida. A Dra. Maria Edna esclarece que as orientações para mudanças de estilo de vida são sabidamente pouco efetivas, pois a regulação do apetite e do gasto energético são complexas e estão alteradas em indivíduos com obesidade.  “Muitos indivíduos precisarão de medicação como adjuvante para perda de peso. No Brasil existem quatro medicamentos aprovados para o tratamento da obesidade, mas nenhum está disponível no SUS. A sibutramina é um medicamento de fácil utilização e baixo custo, sendo a opção mais factível para incorporação no SUS”.

A endocrinologista explica que o medicamento foi descontinuado em muitos países, entretanto a manutenção da comercialização no Brasil foi feita após após ampla discussão entre profissionais de saúde e a ANVISA. “O estudo de desfechos cardiovasculares (SCOUT  Study) incluiu 90% dos pacientes com contraindicações em bula para a sibutramina, com isso os dados de segurança não podem ser extrapolados para a população geral”.

Prazo e Como Participar

A preocupação da SBEM e das Sociedades Médicas envolvidas é em relação ao prazo de encerramento da CP que é 20 de janeiro, ou seja, existe pouco tempo para a mobilização e em um período que muitas pessoas estão de férias.

A participação é aberta e qualquer pessoa pode incluir sua opinião sobre o assunto.

Para auxiliar médicos e o público a participarem, a Dra. Maria Edna de Melo, membro do Departamento de Obesidade da SBEM Nacional, preparou um passo a passo para auxiliar no preenchimento e envio das opiniões.  

A SBEM reforça que é importante ampliar as opções de tratamento para os pacientes que são atendidos no SUS e, por isso, a participação de todos é fundamental.

Clique neste link:

Imagens para entender o preenchimento – o procedimento precisa de apenas três cliques e não esqueça de finalizar clicando em “gravar”. 

consulta pública sibutramina

consulta pública sibutramina

Você também pode comentar quais aspectos podem ser abordados. E também:

– Qual a importância da perda de peso para a saúde do indivíduo com obesidade?

– Qual a efetividade das orientações para dieta e atividade física, como as disponibilizadas no SUS hoje, na perda de peso?

– Por que é importante o uso de medicamentos no tratamento da obesidade em alguns pacientes?

– Você trabalha no SUS? Se sim, como você trata os pacientes com obesidade? A falta de medicamentos prejudica o tratamento?

– Qual a resposta habitual dos seus pacientes em uso de sibutramina? A medicação ajuda na perda de peso? Quais os efeitos colaterais mais comuns?