Consulta Pública para Diabetes Tipo 2

Notícias

Consulta Pública para Diabetes Tipo 2

por site em 14 de agosto de 2020


Termina no dia 17 de agosto uma Consulta Pública para avaliar o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o Diabetes Mellitus Tipo 2 (PCDT).

O documento reúne as diretrizes para atendimento e tratamento de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS) e está sendo avaliado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC). Representantes da sociedade civil e profissionais de saúde podem contribuir por meio de produções científicas ou relatos de experiências. A participação de todos é importante para que possa ter a inclusão da opinião da comunidade científica e da população também.

O documento pode ser acessado neste link http://conitec.gov.br/consultas-publicas.

A elaboração do PCDT é uma solicitação Ministério da Saúde e pode ser acessado neste link

PCDT

O documento, na íntegra, tem 119 páginas com inclusão de índices, medicamentos usados, monitorização, abordagens terapêuticas, orientações nutricionais, atividade física,  educação em diabetes etc. Além disso, estabelece critérios para o diagnóstico, com inclusão de fluxograma para rastreamento e identificação inclusive de casos assintomáticos.

O PCDT, em avaliação, orienta linhas de tratamento tanto para casos iniciais, como para aqueles em que se faz necessária uma intensificação para controle da glicemia.