A CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias) abriu nova consulta pública para avaliar, desta vez, a inclusão de dois medicamentos nas farmácias do Sistema Único de Saúde. O prazo termina em 3 de fevereiro.
Os dois medicamentos que estão em discussão são a empagliflozina e a dapagliflozina. Este ano, a comissão do SUS, que é responsável por analisar a inclusão de novas terapias para diabetes, deu um parecer inicial favorável à inclusão de dois.
A chamada Consulta Pública visa trazer mais transparência e levantar discussão em torno dos custos e dos benefícios de diversos tratamentos e a SBEM reforça que é fundamental a participação da população e dos especialistas.
Atualização no Tratamento
Para a Dra. Hermelinda Pedrosa, presidente do Departamento de Diabetes da SBEM, a incorporação dos dois medicamentos é um marco na atualização do tratamento pelo SUS. “Após mais de 40 anos, finalmente, o tratamento do diabetes tipo 2 no SUS tem a chance de ser atualizado, por isso é tão importante participar desta Consulta Nº 01/2020. É uma oportunidade muito importante porque a incorporação dos dois medicamentos representa um avanço para o controle da glicose, sem causar hipoglicemia e com proteção cardiorrenal para quem tem diabetes tipo 2, além de promover a perda de peso”, enfatizou a endocrinologista.
Para o presidente da SBEM, Dr. Rodrigo Moreira, é necessário ampliar o acesso da população às novas terapias, já que o diabetes não faz distinção de classe social e todos precisam ter ao seu alcance o tratamento mais indicado.
Participando da Consulta Pública
Para responder e enviar sua opinião basta acessar o formulário no link a seguir. No título da Consulta mostra que a recomendação da CONITEC é favorável.
- Clique para acessar - Formulário
Vejam também:
- O relatório técnico de recomendação
Informações Gerais
O relatório dirigido ao público – que é uma versão reduzida do documento científico - clique para acessar - explica que a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos estratégicos do Ministério da Saúde (DGITIS/SCTIE/MS) solicitou à CONITEC a incorporação dos medicamentos.
O texto menciona que o uso dos medicamentos possui benefícios muito claros, como redução importante da glicose no sangue, sem aumentar o risco de hipoglicemia. “Além disso, promovem perda de peso — de três a quatro quilos, mais ou menos — e diminuição da pressão arterial e do ácido úrico”, diz o documento.
Um dos pontos que chamou a atenção das autoridades foi a publicação do Estudo EMPA-REG (2015), que foi o primeiro na história a mostrar uma queda nos eventos cardiovasculares (infarto, AVC etc) em pessoas com diabetes tipo 2. “Nessa pesquisa, utilizou-se a empagliflozina em indivíduos que também tinham apresentado problemas cardiovasculares prévios. Além de evitar mortes, houve uma menor taxa de hospitalização por insuficiência cardíaca e de insuficiência renal crônica”.
O prazo para participar da Consulta Pública se encerra em 3 de fevereiro e se observa uma grande mobilização na internet e redes sociais, com envolvimento de Sociedades Científicas e Associações de Pacientes.
A campanha Descarte Amigo - Agulha no lixo é um perigo - tem como objetivos alertar a população quanto aos riscos associados ao descarte incorreto de agulhas e seringas, usadas em domicílio, assim como orienta...
Algumas características da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio endocrinológico mais comum em mulheres na idade fértil, também poderiam ser desenvolvidas nos homens. É...
Pesquisa sobre diabetes gestacional, atendidas em ambulatório no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, ganha destaque internacional. O sono, o humor e o ritmo circadiano foram avaliados.
A quinta-feira, 25 de março, começou com uma notícia muito triste para a Endocrinologia Brasileira. Faleceu, pela manhã, de Covid-19, o Dr. Luiz Alberto Susin. Ele esteve à frente da Regional da SBEM SC, dire...
A quinta-feira, 25 de março, começou com uma notícia muito triste para a Endocrinologia Brasileira. Faleceu, pela manhã, de Covid-19, o Dr. Luiz Alberto Susin. Ele esteve à frente da Regional da SBEM SC, dire...
Um dos pioneiros da Endocrinologia Pediátrica no Brasil, o Dr. Antonio José das Chagas, faleceu no último dia 18 de março. O especialista foi professor no Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e...
O Congresso da Endocrine Society - ENDO 2021 - é um dos principais eventos mundiais na área de Endocrinologia. Depois da experiência da atividade online em 2020, o formato volta para um período mais curto, nos moldes...
Nesta segunda-feira, 15 de março, foi realizada uma coletiva de imprensa online para divulgar a criação do Comitê Extraordinário de Monitoramento COVID-19 (CEM), da Associação Médica Brasi...