Congresso de Transtornos Alimentares

relogio 03/09/2019 - 14:00 Eventos Médicos

Começa nesta próxima quinta-feira, dia 5 de setembro, o XIV Congreso del Capítulo Hispano Latinoamericano de Los Trastornos de La Conducta Alimentaria. O evento é o primeiro congresso internacional voltado para o debate sobre transtornos alimentares no Brasil, acontecerá no Rio de Janeiro e conta com o apoio da SBEM.

O evento, realizado pela Academy for Eating Disorders (AED), tem o apoio da SBEM Nacional, Sociedade Brasileira de Diabetes e Associação de Ensino e Pesquisa do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (ASSEP).

Serão três dias de muito debate, realizados no Hotel Windsor Flórida, no Catete (Zona Sul do Rio), onde está programado, inclusive, uma atividade voltada ao público leigo e gratuita.

Segundo a Dra. Claudia Pieper, presidente do XIV CCHLA, a programação científica abordará os principais temas da área de transtornos alimentares e sua interface com os distúrbios endócrinos e metabólicos, desde a área básica até tópicos mais consolidados.

Entre os temas: “A busca pelo corpo perfeito e a abordagem sobre imagem corporal”; “Bomba de insulina: risco de desenvolver bulimia em pacientes com diabetes tipo 1?”; “A transição da menopausa : uma janela de vulnerabilidade para o transtorno alimentar”, “Desafios diagnósticos dos TAs nos pacientes com diabetes melittus “ serão alguns assuntos colocados em pauta durante a realização do congresso.

As inscrições e mais informações estão no site do CCHLA: www.xivcongressochla.com.br. A submissão de trabalhos foi encerrada no dia 29 de abril.

Sobre Transtornos Alimentares

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), os transtornos alimentares surgem com frequência durante o período da adolescência e juventude, afetando um número maior de mulheres do que homens.

A Dra. Claudia Pieper, presidente do CCHLA 2019, explicou que a doença está além de um simples problema com a alimentação. "Muita gente pensa que só existe algo de errado nas escolhas e nas refeições, mas na verdade é muito mais do que isso. Eles fazem parte de um grupo de doenças psiquiátricas, que geralmente acontecem com um paciente que tem pré-disposição para isso. As mais comuns são: anorexia, bulimia e transtorno de compulsão alimentar", explicou.

Os especialistas alertam que os transtornos alimentares, muitas vezes, podem passar despercebidos pelos médicos e familiares. Ainda existe muito medo e vergonha entre os pacientes em relação a falar sobre os seus sintomas. Durante a realização do CCHLA, todas estas abordagens serão debatidas com diversos profissionais de saúde.  

EMBE 2019
Universidade online SBEM