Congresso de Diabetes

relogio 18/11/2015 - 09:52 Eventos Médicos

Cerca de 4 mil pessoas transitaram pelo Centro de Convenções da FIERGS, de 11 a 13 de novembro, em Curitiba, para acompanhar o XX Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes. A SBD é a entidade que responde pelo Departamento de Diabetes da SBEM, atualmente presidida pelo Dr. Walter Minicucci, que deixa o cargo no fim de 2015. Quem assume a partir de janeiro é o Dr. Luiz Turatti.

O evento teve como presidente o Dr. Balduíno Tschiedel e na organização da programação científica o Dr. Marcello Bertolucci. Os debates, durante os três dias, incluíram desde o estágio das pesquisas em células-tronco, pesquisas recentes, consensos nacionais e internacionais, passando pela área de educação em diabetes e as políticas públicas de saúde. A opção de acabar a programação na sexta-feira foi para que os participantes pudessem retornar as suas cidades e se organizassem para as atividades agendadas para o Dia Mundial do Diabetes – 14 de Novembro.

Além de uma intensa programação científica que começava às 8:30h e se encerrava somente depois das seis da tarde, diversos lançamentos e reuniões administrativas aconteceram ao longo dos três dias.

A SBD lançou alguns projetos como uma cartilha em braile, um projeto de descarte de resíduos e a atualização das Diretrizes.

A SBEM esteve presente dentro da programação e também na cerimônia de abertura, com o Dr. Alexandre Hohl, compondo a mesa de abertura. O endocrinologista e o Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social participaram de um simpósio com auditório lotado e necessidade de colocação de telão e cadeiras extras em outro espaço.

Um estande da SBEM recebeu os associados e atendeu às necessidades dos endocrinologistas. Outra atividade paralela realizada foi o webmeeting com o convidado internacional, um dos palestrantes do evento, o Dr. Marc Evans.

EMBE 2019
Pro Endocrino setembro 2019