Além das campanhas públicas marcadas o fim do ano (obesidade, menopausa e diabetes), Belo Horizonte (MG) recebe o XVII Congresso Mineiro de Endocrinologia e Metabologia, entre os dias 14 e 16 de novembro. A cidade sediou, recentemente, a última edição do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM). O Dr. Adauto Versiani Ramos, presidente da Regional SBEM-MG, está à frente da organização do CONGREMEM.
O evento contará com a participação de dois convidados internacionais: a Dra. Silva Arslanian, especialista em obesidade e pediatria da Universidade de Pittsburgh e o Dr. John P. Bilezikian, diretor do Programa de Doenças Ósseas Metabólicas no Centro Médico da Universidade de Columbia, ambos dos Estados Unidos.
O pré-congresso abordará tópicos como: "pâncreas artificial: realidade próxima"; "patch pumps: para quem indicar"; "avanços tecnológicos na aplicação subcutânea de insulina"; “time in range e uso da seta de tendências: novas métricas em diabetes" e "novos sensores: onde estamos e para onde vamos".
O presidente pontuou que a atividade faz parte das ações do Dia Mundial do Diabetes, no dia 14 de novembro. “O tema será Tecnologias em Diabetes e faz parte das ações de conscientização pela campanha. Além disso, o local do evento será iluminado de azul”, comentou.
Na divulgação do Congresso, feita pela Regional, Dr. Adauto lembra que, além da atualização, a hospitalidade mineira estará sempre entre as conversas: “Caros amigos, venham para Belo Horizonte para um ‘dedinho de prosa amiga’, um pão de queijo quentinho e um doce de leite. E de quebra, atualizem seus conhecimentos na área de Endocrinologia e Metabologia. Não deixem de encontrar um tempinho para experimentar a hospitalidade mineira”.
As inscrições devem ser feitas no site: www.congremem.com.br. A submissão dos trabalhos científicos foi encerrada no dia 11 de outubro.
A programação científica é composta por temas relacionados à obesidade, gônadas, diabetes em situações especiais, osteometabolismo, tireoide, entre outros. De acordo com o Dr. Adauto Versiani Ramos, além de dois convidados internacionais, 12 palestrantes nacionais, de variados locais do Brasil, estarão presentes.
A comissão organizadora é composta pelo Dr. Adauto Versiani Ramos, como presidente, Dra. Bárbara Campolina, Dra. Bruna Galvão Marinho, Dra. Flávia Coimbra, Dra. Marisa Helena de Figueiredo, Dra. Patrícia Amaral Fulgêncio e Dr. Rodrigo Nunes Lamounier.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
A AMB, as associações estaduais de médicos e as sociedades de especialidade acabam de criar uma Força-Tarefa AMB Covid-19 para atender, em caráter de urgência, em qualquer lugar do país, à...
A SBEM, através do seu Departamento de Adrenal e Hipertensão, vem se posicionar em relação à vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em pacientes com insuficiência adrenal.
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.