Congremem 2011: Ganho de Peso Pós Cirurgia Bariátrica

relogio 15/11/2011 - 10:48 Eventos Médicos

No último dia do Congremem 2011, o tema “Lutando (estratégias) contra a reaquisição de peso após cirurgia bariátrica”, apresentado pela Dr. Maria de Fátima Sander Diniz chamou a atenção de grande parte dos congressistas. Logo na abertura do tema, a especialista apresentou dados de estudos que mostraram que obesos submetidos à cirurgia bariátrica tiveram maior perda de peso nos primeiros dois anos após a intervenção cirúrgica e, no decorrer de 6 anos, voltaram a adquirir peso.

De acordo com Dra. Maria de Fátima, apesar de poderem ocorrer problemas técnicos pós cirurgia, como o aumento do tamanho do reservatório gástrico, na maioria das vezes, o aumento do peso é causado pelo comportamento do próprio obeso. “Os pacientes têm a idéia errada do milagre da cirurgia, que não vão mais precisar de dieta, que não precisarão mais fazer exercícios, quando, na verdade, todo esse controle será necessário”, afirmou. “Falsas expectativas em perder peso sem esforço são muito importantes para reganhar peso”, conta.

De acordo com a especialista, antes de submeter o paciente à cirurgia, é necessário que ele esteja ciente de todas as mudanças comportamentais que eles terão que passar. “Para a manutenção de peso a longo prazo, é necessário manter hábitos alimentares saudáveis, manter o aconselhamento nutricional, controlar ingestão de álcool, manter as atividades físicas regulares e tomar cuidado com os distúrbios psicológicos e psiquiátricos”, finalizou. 

cbaem 2019
Proendocrino set 2018