Sobre a SBEM
Para Profissionais
Para o Público
Sala de Notícias
Embora os dados no Brasil não sejam completos, a especialista apresentou diversos números oriundos de estudos internacionais que relacionam estatura e idade da menarca.
Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), envolvendo oito mil crianças de 0 a 5 anos do Brasil, Noruega, Estados Unidos, Índia, Omã e Gana apresentou dados interessantes. A pesquisa, feita com famílias com bom poder aquisitivo, mostrou que as crianças apresentavam o mesmo desenvolvimento, independente do país onde nasceram.
Outro ponto importante apresentado pela conferencista é a relação entre o peso e a idade da menarca. A primeira menstruação pode ser adiada se a menina for muito magra ou desnutrida. Do mesmo modo, pode ser adiantada se ela tiver sobrepeso ou obesidade.
Por fim, a Dra. Nuvarte ressaltou a importância de se estudar mais aprofundadamente os disruptores endócrinos, pois eles podem influenciar a puberdade. Pelo o que já se sabe, as alterações que o disruptores podem provocar são extensas, incluindo anomalias neonatais, puberdade precoce, alteração do desenvolvimento sexual, câncer e Diabetes Mellitus.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Saiba quais os endocrinologistas que estão compondo as 18 Comissões da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, gestão 2021-2022.