Sine 2012: Conferência de Abertura

relogio 12/04/2012 - 22:45 Notícias

Após a cerimônia de abertura, realizada na tarde desta quinta-feira, 12 de abril, foi dado início às atividades científicas da 16ª edição do Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia (SINE 2012).  A primeira conferência teve como tema “Pathogenesis and Molecular Signatures of Pituitary Tumors” (Patogênese e Assinaturas Moleculares dos Tumores Hipofisários) e foi apresentada pelo especialista Ashley B. Grossman, do Reino Unido.

Em sua apresentação, Dr. Ashley falou sobre as características dos tumores hipofisários e citou algumas maneiras que podem ser utilizadas na pesquisa da causa destes tumores e seus sinais. Através de recentes estudos, o especialista afirmou que tumores hipofisários apresentam um grande número de oncogenes alterados e TSG´s em diversas formas de sinalização. “Eles têm o efeito de proliferação de produção, o que leva a uma instabilidade cromossômica”, disse. “A ´Oncogene-induced senescence´ pode bloquear ainda mais a evolução para carcinomas em tumores somatotróficos e NFPAs, mas sua utilização é inativa nos prolactinomas e tumores corticotróficos”, complementou.

Dr. Ashley mostrou ainda diversas anormalidades que podem ocorrer e afirmou que elas convergem, na maioria das vezes, para os receptores do fator de crescimento. O especialista chamou a atenção ainda para o fato de que o P16 é sub-expressado em todos os tipos de tumores hipofisários, nucleares e citoplasmáticos e até mesmo em NFPAs.

De acordo com Dr. Ashley, a senescência deve ser induzida em casos de tumores com secreção de GH e NFPAs através de diferentes mecanismos. “Carcinomas também mostram senescência usando esta técnica”, finalizou.

Cobertura em Tempo Real

Os interessados em acompanhar toda a movimentação e novidades apresentadas no Simpósio poderão fazê-lo através do site da SBEM e pelas redes sociais da entidade. Durante todo o evento, serão publicados os pontos mais importantes do evento, fotos e vídeos do local.

EMBE 2019
Universidade online SBEM