Dia 26 de abril é Dia Nacional de Combate à Hipertensão, doença crônica que pode ser prevenida facilmente com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Esta edição do Tirando Dúvidas, fala sobre a Hipertensão Arterial. A consultoria é da Dra. Milena Caldato, presidente do Departamento de Adrenal e Hipertensão da SBEM.
Como saber se uma pessoa é hipertensa?
É necessária a aferição da pressão arterial por pessoa capacitada, em mais de uma oportunidade, estando o paciente em repouso, por pelo menos 30 minutos.
Ao medir a pressão e verificar que ela está alta, mas não constantemente, significa que a pessoa tem pressão alta?
Não. É necessária a confirmação em outra(s) ocasião(ões).
Quais são os sintomas?
A hipertensão é frequentemente oligo ou assintomática. Quando presentes, os sintomas são vagos e inespecíficos, comumente relacionados a lesões em órgão-alvo. Por isso, o recomendado é aferir a pressão arterial esporadicamente e não esperar o aparecimento de sintomas.
Quando diagnosticada a hipertensão, quais são os cuidados que o paciente deve ter?
Hábitos de vida saudáveis como atividade física regular, evitar o tabagismo, diminuir consumo de sal e evitar o sobrepeso e a obesidade, além de consultas médicas regulares.
Como é o tratamento? Tem cura?
O tratamento depende da causa. Se a HAS for a chamada hipertensão essencial (90% dos casos), trata-se com a associação das medidas citadas acima e medicamentos específicos. Caso a HAS seja secundária a outras doenças, como doenças adrenais, é necessário em alguns casos específicos cirurgia para retirada do tumor produtor de hormônios. A cura também é dependente da etiologia, sendo geralmente difícil, mas o controle da doença hoje é possível.
Quem está mais propenso a ter hipertensão: o homem ou a mulher? Qual a idade que mais sofre?
Não existe diferenças de sexo, mas é bem mais comum que ela surja com o envelhecimento.
É uma doença genética ou se adquire?
Depende da causa. Entretanto, é considerada uma doença multifatorial e, por isso, existe uma associação de características genéticas com a alteração ambiental (obesidade por exemplo).
Como prevenir a hipertensão?
Evitar ganho de peso e sedentarismo, não fumar, evitar excesso de consumo de sal, enfim manter hábitos de vida saudáveis.
Quais são as consequências para quem sofre de hipertensão?
Podem aparecer doenças graves como Insuficiência Renal, podendo ser necessária a diálise ou transplante, Acidente Vascular Cerebral e alterações no coração como hipertrofia de ventrículo esquerdo.
O que é Síndrome do Avental Branco?
É a detecção de níveis pressóricos elevados exclusivamente por um estresse ocasionado no paciente devido à exposição deste aos profissionais de saúde, não se mantendo elevada em outras ocasiões.
A Associação Brasileira Addisoniana, com o apoio da SBEM e da Sociedade Brasileira de Pediatria, realizará, no dia 7 de novembro, o 1º Fórum Internacional de Insuficiência Adrenal 'Avanços no conhe...
O Departamento de Adrenal e Hipertensão e o Departamento de Neuroendocrinologia da SBEM elaboraram o documento em relação o uso crônico de corticoide neste período de pandemia do Covid-19. Os Departamentos s&a...
Fadiga adrenal continua recorrente. Para SBEM é preciso sempre relembrar a posição da entidade sobre o assunto, que já foi tema de nota de esclarecimento com boa repercussão. Esta semana, o Blog da CNVL abord...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Os trabalhos já iniciaram para a organização do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia que acontecerá em São Paulo. A Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente do CBEM 2022, fala sobre o planejam...
Dr. João Modesto, presidente do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia 2021, fala sobre o planejamento e as expectativas para o evento em João Pessoa.
O formato mudou e se adaptou ao novo normal e de quatro dias, o evento passou a oito dias. Vejam alguns dos momentos do e-CBEM 2020, em entrevistas, premiações, vídeos e reportagens.
São diversas informações sobre problemas endocrinológicos e as principais orientações. Dicas, respostas às dúvidas de internautas e muito mais, sempre sob a consultoria dos maiores especi...