Colesterol e Crianças com Diabetes

Notícias

Colesterol e Crianças com Diabetes

por site em 13 de agosto de 2019


Dentro das atividades pelo Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a SBEM Nacional e a Sociedade Brasileira de Diabetes criaram uma cartilha chamada “Colesterol na criança com diabetes: o que precisamos saber?”, com a participação de especialistas na área.

O material foi elaborado em conjunto pelos endocrinologistas: Dr. Rodrigo Moreira, presidente da SBEM Nacional; Dra. Hermelinda Pedrosa, presidente da SBD;  Dra. Maria Helane Gurgel, Departamento de Doença Cardiovascular da SBD; Dr. Marcelo Bertolluci, membro do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM e Departamento de Doença Cardiovascular da SBD; e Dra. Cynthia Valerio, presidente do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM.

A Dra. Cynthia conta que a elaboração do material começou há cerca de um mês, durante as ações da campanha. “A decisão de criar a cartilha, foi a partir da observação das respostas do questionário, que estava sendo aplicado na população. Tanto as respostas dos pacientes quanto algumas colocações dos profissionais de saúde mostraram que havia uma deficiência de informação e conhecimento”.

O conteúdo procurou ter uma linguagem muito prática, atendendo tanto à população como aos profissionais de saúde. A médica explicou que os pacientes participantes eram de hospitais e ambulatórios de endocrinopediatria, e muitos deles com diabetes. “A partir daí surgiu a ideia da parceria entre as duas sociedades – SBEM e SBD – para a criação de um ebook com informações de diabetes e colesterol. Os pais ficam focados, principalmente, no controle da glicemia e da hemoglobina clicada, que não deixa de ser o principal motivo, mas negligenciando o perfil lipídico”.

O Manual, além dos esclarecimentos básicos, reforça a necessidade do rastreio, já que o diabetes é um fator de risco e o controle do colesterol deve ser observado a partir dos dois anos de idade.  

“Chamo a atenção para as faixas de normalidade que estão no Manual”.

diabetes e colesterol

São ao todo oito páginas, onde são encontradas informações sobre a importância de dosar o colesterol na criança com diabetes; quais complicações um nível de colesterol elevado pode desencadear nesses pacientes e também as metas de perfil lipídico para essa população.

O resultado do questionário que foi aplicado aos pacientes será divulgado em breve, após a finalização de análise de dados.