Dentro das atividades pelo Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a SBEM Nacional e a Sociedade Brasileira de Diabetes criaram uma cartilha chamada “Colesterol na criança com diabetes: o que precisamos saber?”, com a participação de especialistas na área.
O material foi elaborado em conjunto pelos endocrinologistas: Dr. Rodrigo Moreira, presidente da SBEM Nacional; Dra. Hermelinda Pedrosa, presidente da SBD; Dra. Maria Helane Gurgel, Departamento de Doença Cardiovascular da SBD; Dr. Marcelo Bertolluci, membro do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM e Departamento de Doença Cardiovascular da SBD; e Dra. Cynthia Valerio, presidente do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose da SBEM.
A Dra. Cynthia conta que a elaboração do material começou há cerca de um mês, durante as ações da campanha. “A decisão de criar a cartilha, foi a partir da observação das respostas do questionário, que estava sendo aplicado na população. Tanto as respostas dos pacientes quanto algumas colocações dos profissionais de saúde mostraram que havia uma deficiência de informação e conhecimento”.
O conteúdo procurou ter uma linguagem muito prática, atendendo tanto à população como aos profissionais de saúde. A médica explicou que os pacientes participantes eram de hospitais e ambulatórios de endocrinopediatria, e muitos deles com diabetes. “A partir daí surgiu a ideia da parceria entre as duas sociedades – SBEM e SBD – para a criação de um ebook com informações de diabetes e colesterol. Os pais ficam focados, principalmente, no controle da glicemia e da hemoglobina clicada, que não deixa de ser o principal motivo, mas negligenciando o perfil lipídico”.
O Manual, além dos esclarecimentos básicos, reforça a necessidade do rastreio, já que o diabetes é um fator de risco e o controle do colesterol deve ser observado a partir dos dois anos de idade.
“Chamo a atenção para as faixas de normalidade que estão no Manual”.
São ao todo oito páginas, onde são encontradas informações sobre a importância de dosar o colesterol na criança com diabetes; quais complicações um nível de colesterol elevado pode desencadear nesses pacientes e também as metas de perfil lipídico para essa população.
O resultado do questionário que foi aplicado aos pacientes será divulgado em breve, após a finalização de análise de dados.
Entre as ações da Campanha da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, realizada pela SBEM, através da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, está a divulgação de mensagens e imagens sob...
Reportagens onde o nome da SBEM foi citado. Neste espaço, você confere uma listagem com algumas dessas matérias – 2021
No Brasil, comemora-se em 29 de janeiro o Dia da Visibilidade Trans. O intuito é promover reflexões e estimular o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o respeito à população trans....
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
O novo calendário de Campanhas Públicas da SBEM Nacional começa em janeiro, com primeira e nova campanha 'Visibilidade Trans' – 29 de janeiro. Vejam a programação das atividades e quais as campanhas que...
Entre as ações da Campanha da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, realizada pela SBEM, através da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, está a divulgação de mensagens e imagens sob...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Conheça os nomes dos integrantes da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, incluindo o Conselho Fiscal, da gestão 2021 – 2022, sob a presidência do Dr. César Luiz Boguszewski.