Com o objetivo aumentar a adimplência, ampliar o número de associados e fortalecer a atuação das Regionais, a SBEM estabeleceu novas regras para a cobrança de sua anuidade.
De acordo com a Dra. Rosane Kupfer, tesoureira-geral da Sociedade, o novo estatuto está vigente desde agosto de 2012 e tem, entre as suas mudanças, o fato de que sócios inadimplentes desligados não precisarão mais saldar débitos anteriores para serem readmitidos. “Isso servirá de estímulo para a volta de muitos associados, que teriam uma grande despesa caso estivéssemos sob a vigência do estatuto anterior, e acabavam desestimulados a regularizar sua situação”, explica a especialista. “É uma ótima oportunidade para se reintegrarem à Sociedade e readquirirem seus direitos”, afirma.
Segundo a especialista, as mudanças no formato começaram há 2 anos, quando foi implantado o pagamento da anuidade diretamente à Nacional, de forma online, através do PagSeguro. “Esse sistema permite monitorar a situação do associado e, por centralizar as informações, possibilita o corte de benefícios de inadimplentes de maneira imediata”, explica. Associados em atraso com a anuidade perdem o direito de acesso à Área Científica, além de:
- Participar de webmeetings ao vivo e gravados;
- Acesso às Revistas científicas Journal of Endocrinology and Metabolism e Endocrine Reviews;
- Descontos nos Congressos Nacionais e Regionais e outros eventos pagos da SBEM e Departamentos;
- Recebimento da revista ABE&M e da Folha da SBEM;
- Acesso aos eventos gratuitos da sociedade.
Associados inadimplentes em 2011 e 2012 estão automaticamente desligados da Sociedade. Associados inadimplentes em 2012 foram suspensos.
Regularizando a Situação
Associados que foram desligados ou suspensos e querem regularizar sua situação, devem fazer o login no site e efetuar o pagamento da anuidade 2013.
O login não permitirá mais acesso à area científica. Os suspensos e desligados têm permissão apenas para acessar o próprio cadastro e efetuar o pagamento das anuidades.
Em caso de dúvida, o associado pode entrar em contato diretamente com a secretaria da Regional ou da SBEM Nacional.
Passo a Passo para o Pagamento
Para efetuar o pagamento, o associado deverá fazer o login no topo do site e clicar no link da “Página do Associado”.
Na aba “Financeiro” é possível verificar sua situação financeira junto à SBEM.O pagamento deve ser feito clicando no botão verde do Pagseguro.
O associado deve então digitar o CEP, que é exigência do Pagseguro, preencher os dados solicitados e clicar no botão “Finalizar Compra”.
Em seguida, ele deve: Preencher nome, telefone e email, ou fazer o login caso já seja cadastrado no Pagseguro. Para finalizar, basta escolher a forma de pagamento, que poderá ser boleto, débito em conta corrente, cartão de crédito, etc e finalizar o procedimento. No caso do pagamento em boleto o PagSeguro concede um prazo de dois dias para pagamento, após o qual se não houver pagamento a operação é cancelada, e o sistema envia ao associado emitente uma mensagem de cancelamento daquela operação. O associado pode emitir um novo pagamento em boleto a qualquer tempo.
ATENÇÃO: O PagSeguro enviará à SBEM Nacional a informação do pagamento, não sendo necessário o envio do comprovante à administração. Informamos ainda que o associado poderá conferir a aprovação e a quitação da anuidade na aba “Financeiro”.