CIAH: Resultados do Curso

Notícias

CIAH: Resultados do Curso

por site em 12 de dezembro de 2019


Uma boa audiência marcou a última edição do Curso Itinerante de Adrenal e Hipertensão (CIAH). O evento foi realizado no auditório do Hospital Dom Vicente Scherer, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e contou com a com a participação de cerca de 80 pessoas, que foi o limite máximo do auditóriolocal. A atividade foi uma iniciativa do Departamento de Adrenal e Hipertensão da SBEM Nacional, presidido pelo Dr. Madson Almeida.

O evento faz parte da agenda de 2019 dos Cursos Itinerantes, realizados pelos Departamentos da SBEM Nacional. Segundo o Dr. Madson, uma das novidades desta edição foi o período de duração.”Foram dois dias de palestras, com muita troca e aprendizado entre os participantes. A primeira versão do Curso, que aconteceu em junho, em Fortaleza, foi realizada em um dia”, comentou. A experiência da edição anterior proporcionou alguns ajustes na programação. 

Durante a realização do curso foram abordadas questões muito práticas, que é o objetivo central dos Cursos Itinerantes. “Discutimos os aspectos mais relevantes na prática clínica e também as novidades no diagnóstico e tratamento de indíviduos com doenças adrenais. Abordamos as recomendações dos últimos consensos, para o seguimento dos incidentalomas adrenais e hiperaldosteronismo primário, além de discutir sobre as novidades na área genética dos feocromocitomas”, explicou. 

Integrando a programação científica do evento, estiveram os especialistas: Dra. Milena Caldato, Dra.Tania Bachega, Dra. Maria Candida Fragoso e Dr. Leonardo Vieira. 

Hiperaldosteronismo Primário; Insuficiência Adrenal Secundária; Câncer Adrenal estiveram entre os tópicos discutidos. O Dr. Madson já tem planos para os próximos cursos.“Pretendemos fazer um em Belo Horizonte, provavelmente em abril ou maio de 2020. Vamos realizar dois CIAHs por ano (um em cada semestre). Manteremos o mesmo formato, abordando as doenças adrenais mais frequentes, com enfoque nos aspectos clínicos. Também faremos as sessões de casos clínicos apresentadas por residentes. Os temas serão divididos nas seguintes áreas temáticas: insuficiência adrenal, tumores adrenais e hipertensão endócrina”, pontuou. 

Os cursos itinerantes foram realizados ao longo do ano, cada edição em um lugar diferente do país. As atividades foram realizadas com o objetivo de levar atualização aos profissionais da área de endocrinologia de todos os cantos do Brasil. 

O Dr. Madson avaliou como muito positivo os resultados gerais dos eventos e o retorno tanto para o Departamento como para a SBEM Nacional, trazendo novos sócios. “O feedback tem sido excelente.Tanto que na segunda edição, em Porto Alegre, aumentamos a duração do evento para dois dias. Acredito que o curso leva os grandes nomes da especialidade para próximo dos associados de várias regiões do país. Além disso, os temas são selecionados para ajudar o endocrinologista na sua prática clínica. Como são eventos intimistas, a interação entre o público e palestrantes é maior e informal. Vale ressaltar que tudo isso acontece sem nenhum custo de inscrição para quem está em dia com a anuidade da SBEM”, finalizou.