Centro de Excelência em Toronto

relogio 19/09/2018 - 18:52 Diabetes

Um grupo de 18 médicos brasileiros esteve recentemente no Monte Sinai Hospital, para um treinamento de alta performance com os principais médicos de Toronto (Canadá)

Entre os participantes, o Dr. Fábio Trujilho, presidente da SBEM, Dr. Alexandre Hohl, vice-presidente e o presidente eleito (2019-2020), Dr. Rodrigo Moreira. Presidentes e ex-presidentes de sociedades científicas também participaram da atividade, como a presidente da SBD, Dra. Hermelinda Pedrosa, e os ex-presidentes Dra. Adriana Costa e Forti, Dr. Ruy Lyra, Dr. Antonio Roberto Chacra e Dr. Américo Godoy-
Matos.

Na foto, da esquerda para a direita - Dr. Alexandre Hohl, Dr. Fábio Trujilho e Dr. Rodrigo Moreira.

sbem nacional

Em um dos dias, o grupo visitou um local onde estavam expostos documentos, receitas, agendas, jornais da época com notícias e materiais históricos da época da descoberta da insulina, como seringas, agulhas. Uma emoção especial para todos os participantes. No local a frase “Insulina, um presente de Toronto para o mundo”, mostrando o orgulho que os canadenses têm do fato.

A descoberta da insulina pelos médicos canadenses também recebe uma atenção especial do país, já que no verso da nota de U$ 100 canadenses existe um frasco de insulina. A patente da insulina foi vendida na ocasião por $1, para que todas as pessoas tivessem acesso ao medicamento

Daqui a três anos a descoberta da insulina completará 100 anos e o Dr. Daniel Drucker, médico responsável pela organização da visita, está preparando uma programação científica especial desse evento comemorativo.

Serão debates do mais alto nível, usando modelos de medicina, baseada em evidência; apresentação de estudos em desenvolvimento, com novas perspectivas de tratamento e medicações que estão chegando no mercado norte-americano e também no mercado brasileiro.

cbaem 2019
Proendocrino set 2018