Centro de Excelência em Toronto

Eventos Médicos

Centro de Excelência em Toronto

por site em 15 de abril de 2021


Um grupo de 18 médicos brasileiros esteve recentemente no Monte Sinai Hospital, para um treinamento de alta performance com os principais médicos de Toronto (Canadá)

Entre os participantes, o Dr. Fábio Trujilho, presidente da SBEM, Dr. Alexandre Hohl, vice-presidente e o presidente eleito (2019-2020), Dr. Rodrigo Moreira. Presidentes e ex-presidentes de sociedades científicas também participaram da atividade, como a presidente da SBD, Dra. Hermelinda Pedrosa, e os ex-presidentes Dra. Adriana Costa e Forti, Dr. Ruy Lyra, Dr. Antonio Roberto Chacra e Dr. Américo Godoy-
Matos.

Na foto, da esquerda para a direita – Dr. Alexandre Hohl, Dr. Fábio Trujilho e Dr. Rodrigo Moreira.

sbem nacional

Em um dos dias, o grupo visitou um local onde estavam expostos documentos, receitas, agendas, jornais da época com notícias e materiais históricos da época da descoberta da insulina, como seringas, agulhas. Uma emoção especial para todos os participantes. No local a frase “Insulina, um presente de Toronto para o mundo”, mostrando o orgulho que os canadenses têm do fato.

A descoberta da insulina pelos médicos canadenses também recebe uma atenção especial do país, já que no verso da nota de U$ 100 canadenses existe um frasco de insulina. A patente da insulina foi vendida na ocasião por $1, para que todas as pessoas tivessem acesso ao medicamento

Daqui a três anos a descoberta da insulina completará 100 anos e o Dr. Daniel Drucker, médico responsável pela organização da visita, está preparando uma programação científica especial desse evento comemorativo.

Serão debates do mais alto nível, usando modelos de medicina, baseada em evidência; apresentação de estudos em desenvolvimento, com novas perspectivas de tratamento e medicações que estão chegando no mercado norte-americano e também no mercado brasileiro.